O grande número dos casos de dengue em Pernambuco fez com que instituições entrassem na luta para diminuir a incidência da doença.

Durante reunião nesta quinta-feira (1º), ocorrida na Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram apresentadas as campanhas nacional e estadual de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.

Entre as outras instituições que participam da “Cruzada contra a Dengue”, estão a Polícia Militar de Pernambuco, Compesa, Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), Ministério Público de Pernambuco, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), secretarias estaduais e municipais, SESI, SESC, universidades, igrejas, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federa O comitê foi instituído oficialmente pela Portaria 052 da Secretaria Estadual de Saúde.

As empresas terão a missão de acompanhar a evolução da doença em todo o Estado e opinar e contribuir para o envolvimento da população para reduzir os fatores de infestação do mosquito Aedes Aegypti.

O Comitê também deverá trabalhar para implantar medidas intersetoriais em cada um dos órgãos e empresa integrantes visando a prevenção e controle de epidemias de dengue.

NÚMEROS - Este ano, foram notificados, até o último dia 18 de fevereiro, 4.905 casos de dengue distribuídos em 111 municípios pernambucanos.

Desse total, 436 foram confirmados.

Isso representa um aumento de 16,65% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 4.205 casos, confirmando 1.625 desses.

Entre os dez municípios com maior incidência de dengue, estão: Exu, Afogados da Ingazeira, Limoeiro, Salgueiro, Ipojuca, Vitória de Santo Antão, Carpina, Fernando de Noronha, Vertentes, e Araripina (183,82).