Foto: Leandro Magalhães Nesta terça-feira (10) a vereadora Aline Mariano (PSDB) criticou, mais uma vez, a falta de planejamento no orçamento da Prefeitura do Recife.
De acordo com a parlamentar, o prefeito João da Costa (PT) autorizou – por meio de decreto – a retirada de verbas que deveriam ser usadas em urbanização em áreas de risco no Recife para promoções e vendas turísticas da Secretaria de Turismo.
A vereadora se baseou em publicação no Diário Oficial do dia 29 de dezembro.
Segundo a tucana, a PCR irá gastar, a partir de remanejamentos de verbas de outros órgãos, inclusive da Secretaria de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, o montante de R$ 1.072.000,00. “A PCR não pode e não deve deixar de investir em ações nas áreas de risco.
Há 11 anos que a política pública para contensão de deslizamentos da atual gestão se concentra em cobrir encostas com plásticos pretos.
Isso está errado.
Enquanto cidades no Brasil investem na reurbanização para proteger encostas e retirar moradores de morros, Recife transforma ações paliativas em permanentes.
Isso é grave.
Vem inverno por aí”, alertou a vereadora.
No Recife, conforme a Revista Exame, cerca de 10 mil famílias vivem em 3500 pontos críticos que dependem de ações de urbanização.
Somente em 2011, a PCR gastou 193.000 metros de plásticos, o que corresponde a quase um milhão de reais, verba que deveria ser utilizada em reurbanização.
Aline Mariano afirmou que irá encaminhar pedido de informação à prefeitura.