Em acordo firmado um acordo o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (SindMetal-PE), filiado à CUT-PE, e o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) os trabalhadores estão sendo convocados a retornarem às suas atividades, nesta segunda-feira (19/09), em horário normal de expediente. Às 06h, haverá assembleia geral da categoria para definição dos rumos do movimento.
De acordo com o presidente do SindMetal-PE, Alberto Alves (Betão), o acordo firmado no Ministério Público do Trabalho (MPT( assegura o acesso dos funcionários e demais prestadores de serviços, como transporte, alimentação e segurança privada, dentre outros, às instalações do EAS. “Embora não somos autores das manifestações e dos tumultos da quinta-feira (15), estamos solicitando aos companheiros (as) o retorno às atividades no Estaleiro de Suape.
O movimento ocorreu à revelia das negociações que já estão sendo realizadas, na mais absoluta normalidade e dentro das condições previstas em lei, no âmbito da campanha salarial 2011 da categoria", frisou Betão., e Vale lembrar que o estaleiro apresentou ao MPT uma ação de interdito da Justiça do Trabalho de Ipojuca, protocolada pelo juiz José Augusto Neto.
De acordo com a decisão, está proibida qualquer manifestação no entorno do Polo Industrial de Suape, como interdições de vias ou mesmo a entrada de carros de som.
O documento afirma que, caso ocorra qualquer manifestação do gênero, o SindMetal poderá pagar uma multa diária de R$ 50 mil, revertida para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Nesta segunda-feira (19), às 11h, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região deverá julgar pedido de dissídio.
Nova audiência no MPT já foi pré-marcada para o dia 22, às 15h30.
A reunião foi marcada pelas partes, para continuar as negociações salariais de pontos pendentes de acordo.