Veja a nota oficial Em relação aos recentes registros de maré alta no litoral da Região Metropolitana do Recife, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informa que o secretário Sérgio Xavier e equipe técnica vistoriaram na manhã desta quinta-feira, 1 de setembro, os pontos mais críticos atingidos pelo avanço do mar.
A Semas está sensível à situação dos municípios e trabalha para agilizar – dentro dos princípios de segurança jurídica - os processos de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) para que as obras possam ser iniciadas com a maior brevidade possível.
Nesse sentido, contratou o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) para elaboração do Estudo de Impacto Ambiental.
O Itep estima que o mesmo esteja concluído até 30.11 deste ano.
Em dezembro estão previstas as audiências públicas nos municípios Paulista, Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes, que sofrerão intervenção para as obras de recuperação da orla marítima e recomposição das praias arenosas.
Após as audiências públicas e aprovação do EIA-Rima será possível conceder a licença para início das obras, cumprindo os trâmites necessários ao processo.
Tais procedimentos reduzirão em 90 dias o cronograma das obras.
Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade Governo de Pernambuco Betinho Gomes solicita audiência pública sobre avanço do mar no Grande Recife Com o objetivo de saber como o Governo do Estado busca conter o avanço do mar no Grande Recife, o deputado Betinho Gomes, do PSDB, defendeu a realização de uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia.
Nesta quinta, Gomes anunciou que o município do Jaboatão dos Guararapes concluiu o projeto executivo visando à proteção da orla marítima, e vai encaminhar o documento à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), para que o órgão analise a emissão de licença ambiental.
O deputado demonstrou preocupação com o avanço do mar, destacando que a maré alta atingiu quase três metros na última quarta (31).