Por Waldemar Borges, especial para o Blog de Jamildo Em meio aos anúncios da chegada de novos e importantes investimentos, da queda da taxa de desemprego e de uma série números que refletem o excelente momento que Pernambuco atravessa, o Governo do Estado lança um programa que ao olhar dos que vivem submersos no universo da macroeconomia pode parecer menor.

Trata-se do Pernambuco Conduz, um programa que vai atender a uma parcela da população que enfrenta muitas dificuldades para ter acesso à saúde: as pessoas com deficiência.

O Programa vai facilitar a vida de pessoas com dificuldade de locomoção, sobretudo as que necessitam de atendimento sistemático, oferecendo um serviço gratuito de transporte confortável e seguro do percurso de casa até o local do tratamento.

Um investimento de R$ 2,8 milhões, que responde ao compromisso de levarmos Estado aos que historicamente não têm recebido a devida atenção por parte do setor público.

Isso significa a melhoria na qualidade de vida de muitas de pessoas, que até então, muitas vezes tinham que abandonar seus tratamentos pela dificuldade de serem conduzidas aos hospitais ou clínicas especializadas.

Estima-se que em Pernambuco chegue a quase um milhão o número de pessoas com deficiência, apesar de ainda não se saber a quantidade exata de pessoas que vão se encaixar no programa.

De início, o Programa atenderá apenas as pessoas com deficiência que residam na Região Metropolitana do Recife, contando com uma frota de 15 vans.

Cada uma delas pode levar até três pacientes, além de um policial socorrista dos Bombeiros e do motorista.

Todas contam com sistema de localização via GPS.

Em breve, o PE Conduz deverá ser levado as 12 regiões de desenvolvimento do estado.

Para participar do Programa é necessário estar inscrito no Cadastro Único (Cadúnico) e ter renda familiar per capita mensal inferior a um salário mínimo.

O PE Conduz já está em funcionamento com a participação de 42 interessados que já se inscreveram no programa.

As inscrições no Pernambuco Conduz podem ser feitas pela Central de Atendimento: 0800-281-03-12; pelo site www.peconduz.pe.gov.br; ou ainda na sede da Sead: Rua Guilherme Pinto, 133, Graças, Recife- PE.

Essa iniciativa bem reflete a visão ampla de um governo que trata, com a mesma dedicação, questões estruturais e demandas específicas de segmentos que muitas vezes foram abandonados à própria sorte.

Waldemar Borges é deputado e líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco