A Prefeitura do Recife iniciou a campanha de divulgação sobre as mudanças de circulação de veículos que irão acontecer no principal corredor viário do Recife, a Avenida Governador Agamenon Magalhães.

O trabalho alerta os motoristas e pedestres sobre as novas rotas que deverão ser feitas na via a partir do dia 23 de julho.

Serão criados giros de quadra, em substituição a entradas à esquerda, e eliminados três acessos que fazem a ligação entre a pista principal e a pista local no sentido Olinda/Boa Viagem.

As intervenções, que estão dentro do Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, têm o objetivo de ajudar na mobilidade na via que liga os bairros da Zona Norte ao Centro e Zona Sul.

Ao todo 36 arte-educadores estarão até o final do mês nos principais pontos da via para orientar os condutores.

Durante o período, no horário das 7h às 13h, e das 13h às 19h, haverá a distribuição de um panfleto com a ilustração de um mapa para alertar às pessoas sobre as alterações na circulação.

No projeto, para orientar os condutores, serão implantadas novas placas de sinalização, advertindo sobre as modificações na via. “O principal objetivo das mudanças é promover uma maior fluidez na avenida, que irá ganhar em capacidade.

Será uma melhora tanto na via principal, com a eliminação dos giros à esquerda como na via local, com o fechamento dos acessos e a retirada de algumas linhas de ônibus”, explicou a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Maria de Pompéia Pessoa.

A expectativa dos técnicos do órgão é que os condutores ganhem até em 20% no tempo de viagem e um ponto a outro da Agamenon no sentido Olinda/Boa Viagem, o que representaria uma diminuição, em média, de 10 para oito minutos.

Mudanças - Serão fechados três acessos que ligam a pista principal à local na Avenida Agamenon Magalhães, localizados entre as ruas São Salvador e Dr.

Bandeira Filho (uma de saída e outra de entrada para a pista local - em frente ao Clube Português) e a primeira agulha após a Rua Joaquim Nabuco.

Com a eliminação das passagens, haverá uma maior fluidez na circulação dos veículos tanto na pista principal como na secundária.

Outra medida é a proibição de realizar o giro à esquerda, no horário das 7h às 22h, nos pontilhões localizados na altura da Avenida Rui Barbosa e da Rua Henrique Dias, no sentido Olinda/Boa Viagem.

Os motoristas agora deverão realizar giros de quadras para ter acesso ao outro sentido da Avenida Agamenon Magalhães.

Assim, a CTTU pretende evitar que se formem retenções devido à obstrução de uma das faixas na via com os carros aguardando o momento de entrar à esquerda.

Com a ação, será adequado o horário dos outros giros à esquerda da Agamenon também das 7h às 22h.