Veja a nota da Prefeitura: A Coleta Seletiva do Recife ganhará um novo gás a partir desta terça-feira (12).
A Prefeitura do Recife colocará em operação dois novos equipamentos para agilizar a remoção dos resíduos recicláveis.
Os caminhões serão equipados com guindastes, GPS e um sistema de som para estimular as pessoas a separarem o lixo.
O trabalho atenderá 45 bairros do Recife uma vez por semana e faz parte das ações da Prefeitura para melhorar a limpeza da cidade.
Os equipamentos substituirão caminhões-baús, que vinham sendo utilizados na coleta de recicláveis porta-a-porta desde 2006.
Os novos veículos serão dotados de um compartimento basculante de 20m³.
A vantagem deste equipamento é que o material recolhido é melhor acondicionado, propiciando mais espaço para os recicláveis em relação aos baús antigos.
Com isso, a Prefeitura poderá recolher mais material no mesmo intervalo de tempo de trabalho. » LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO Os novos caminhões ainda são equipados com GPS para garantir o monitoramento do serviço e com guindastes para ajudar a erguer contêineres e outros depósitos pesados.
Isso propiciará recolher, além do material depositado pelos cidadãos nas calçadas, os recicláveis colocados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de forma mais ágil, assim como, de outras lixeiras destinadas ao lixo reciclável.
Som - Outra novidade dos novos equipamentos é voltada para a comunicação e educação ambiental.
Para tanto, além de possuírem um visual que facilita a identificação da coleta seletiva, os caminhões contam com sistema de som, que será usado para informar a população sobre o dia do serviço e dar dicas voltadas para a questão da separação dos resíduos recicláveis (papel, plástico, metal e vidro).
Os caminhões passarão uma vez por semana em centenas de ruas de 45 bairros da cidade.
Entre eles, Boa Viagem, San Martin, Mangueira, Mustardinha, Torre, Espinheiro, Encruzilhada, Campo Grande, Caxangá e Santo Amaro.