Por Ana Laura Farias, do Blog de Jamildo Cerca de 2,6 mil famílias devem ser retiradas de áreas ecológicas próximas ao Porto de Suape.
Elas devem ser relocadas e indenizadas, recebendo novas moradias através do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
Cerca de 6,2 mil famílias já vivem em Suape. “Nós vamos negociar o valor das indenizações com as famílias”, comenta o vice-presidente de Suape, Frederico Amâncio.
O Porto de Suape assumiu o compromisso de aumentar em 11% a área de preservação ambiental.“Tenho certeza que daqui a alguns anos, Suape vai ser lembrado também como modelo ambiental, em todo o Brasil e no exterior”, comenta.
Foram assinados oito convênios, como a criação do Fórum Suape Sustentável e autorização para a construção de uma unidade de segurança no complexo portuário.
Na manhã desta quarta (29) também foi oficializado um convênio entre BNDES e Governo, no valor de R$ 11 milhões.
Os trabalhadores de Suape devem ganhar uma nova forma de locomoção.
O primeiro veículo leve sobre Trilhos (VLT) já chegou a Pernambuco, com a linha Cajueiro- Cabo.
A estação Massangana que ficará dentro do Complexo Portuário de Suape, só deve ficar pronta no segundo semestre de 2012.
FÓRUM - O Fórum Suape Sustentável, oficializado a partir desta quarta (29), vai reunir integrantes dos Governos federal, estadual, municipal, iniciativa privada e soceidade civil.
O secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Sérgio Xavier, disse “já ter reclamado muito de Suape”, mas que, agora, ‘o Estado estava conseguindo conciliar economia e meio ambiente, como elementos indissociáveis".
Atualmente, Suape gera 7,4 mil empregos diretos e 2,3 mil indiretos.
O Governo também assinou a adesão do Complexo de Suape ao Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, em 17 estados brasileiros.
Até 2050,a ideia é restaurar 15 milhões de hectares.
INVESTIMENTOS - Suape pode ganhar um novo pátio público de veículos, funcionando como um centro de logística.
O valor ainda não estaria orçado.