Com a finalidade de estimular cada vez mais a regularização de consumidores clandestinos, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) promove um novo mutirão de ações de combate a perdas de energia.

A partir desta semana, os moradores de Itapissuma, no Grande Recife, recebem o Grupo de Ações Anti-Perdas da Celpe (Gaap) que realizará serviços de inspeção, expansão de rede, eficiência energética, faturamento e cobrança.

A atividade possibilitará a inscrição dos clientes em projetos da empresa, como doação de lâmpadas e substituição de geladeiras.

O atendimento em tapissuma ocorre até o fim de junho.

Aproximadamente 2.400 imóveis foram mapeados e receberão a visita das equipes do Gaap, especialmente na retirada de ligações irregulares.

Segundo o gerente do Departamento de Perdas da Celpe e coordenador da ação, Roberto Boquetti, o mutirão foi instituído para atuar em comunidades populosas previamente selecionadas. “A ideia é promover, em uma determinada localidade, ações que, além de coibir o desperdício, levem segurança e cidadania”, ressalta.

A retirada das ligações clandestinas será acompanhada de orientação aos clientes quanto à necessidade de se manter regular.

Além de crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena que pode variar de dois a oito anos de prisão, o furto de energia representa risco de acidentes fatais para o infrator e comunidade.

A prática ilegal compromete a qualidade da energia e pode provocar falhas e interrupções no fornecimento.

A Celpe lembra que a fraude traz ainda prejuízos a toda sociedade porque, além das próprias concessionárias de energia elétrica serem impactadas financeiramente pelo furto de energia, o consumidor, em geral, assume a distribuição de parte das perdas na composição tarifária. “O combate ao furto e às irregularidades na medição trazem custo para a energia, devido à necessidade de investimentos para inibir a prática”, alerta Boquetti.

Após a identificação e retirada das irregularidades, a Celpe promove a regularização dos imóveis, com a implantação de redes novas para os domicílios sem rede elétrica, instalação de kits de ligação, execução de novas ligações e externalização de medidores.

Essas atividades estão previstas para acontecer até a normalização de todos os clandestinos encontrados na área.

Simultaneamente, outra equipe atende a comunidade orientando os moradores quanto á negociação e quitação de débitos.

Em apoio, uma das Agências Móveis da Celpe, ficará disponível à população na Praça Agamenon Magalhães, entre os dias 27 a 30 de junho para disponibilizar todos os serviços que uma agência convencional oferece - como emissão de segunda via da fatura e atendimento de solicitações em geral.

Uma vez regularizado, o cliente poderá se inscrever no Programa Nova Geladeira da Celpe, que substitui refrigeradores em estado precário de conservação por novos de baixo consumo.

A inscrição poderá ser feita entre os dias 27 a 30 de junho, no Coreto ao lado da sede da Prefeitura, na Praça Agamenon Magalhães – quando também será feita a doação de duas lâmpadas eficientes, por cliente que comprovar estar cadastrado na Tarifa Social, apresentar CPF e ter consumo médio acima de 80 kW/h.

No ato da inscrição é necessário portar documento de identidade do titular da conta e a fatura de maio paga ou negociação de débito atualizada.

Os casos de furto de energia podem ser denunciados por meio dos telefones do Disque-Denúncia: 3421-9595.

A entidade garante o sigilo da ligação. (Da assessoria)