Por Waldemar Borges, especial para o Blog de Jamildo Para que os pernambucanos possam aproveitar o bom momento que vive o estado em todas as áreas, é preciso que eles estejam preparados e qualificados para assumirem as crescentes oportunidades e vagas que surgem.
O Governo de Pernambuco mais uma vez mostra sua preocupação com o assunto ao lançar esta semana o projeto Novos Talentos.
São 5.100 vagas que estão sendo oferecidas, até o final deste ano, em cursos de qualificação profissional gratuitos nas áreas de indústria, comércio, serviço e hotelaria.
A iniciativa conta com a parceria do Sistema S, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
O programa vai ao encontro da proposta de interiorizar o desenvolvimento econômico do Governo do Estado, incluindo cidades de todas as regiões de Pernambuco para receber os cursos.
As vagas são para homens e mulheres com no mínimo 18 anos, empregados ou desempregados, com baixa renda comprovada e que tenham concluído o ensino fundamental. É preciso destacar também a qualidade dos cursos oferecidos, que vão deixar os alunos aptos a entrarem no mercado de trabalho.
Neste primeiro momento, serão disponibilizadas 2.140 vagas.
Na primeira chamada, o SENAI oferecerá 1.240 vagas distribuídas em 112 turmas.
As vagas são para caldeireiro, montador, eletricista,industrial, mecânico de manutenção em geral, operador de processos logísticos, instalador de tubulações industriais, armador de ferragens e carpinteiro de obras.
Já o SENAC abre inicialmente 900 vagas em 39 turmas.
As oportunidades são para vendedor, programador de web (web designer), operador de supermercado, recepcionista, auxiliar de operações em logística, editor gráfico, cozinheiro básico, operador de telemarketing, manicure e pedicure, camareira em meios de hospedagem, bartender, jardineiro e agente de informações turísticas.
O governador Eduardo Campos ainda assinou um Protocolo de Intenções com a Refinaria Abreu e Lima, numa parceria que visa ampliar e qualificar trabalhadores jovens e adultos para ocupar postos de trabalho na área de petróleo e gás.
Além dos cursos, em março passado também foi firmada uma parceria inédita entre o Governo do Estado, a montadora italiana Fiat e o Politécnico de Turim para que estudantes de engenharia das universidades públicas pernambucanas possam concluir os seus estudos na Itália, um centro de excelência no setor automotivo.
Serão beneficiados inicialmente 50 alunos oriundos da Universidade de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco que tenham concluído o segundo ano do curso ao final deste semestre.
Os estudantes selecionados viajam já em setembro para a Itália.
O próprio presidente da Fiat no Brasil, Cledorvino Bellini, disse que a intenção é fazer de Pernambuco nos próximo três anos, o que fizeram em 36 anos de presença em Betim, ou seja, Pernambuco terá um grande centro de excelência nos próximos anos na área automotiva.
São apenas dois exemplos que mostram o investimento que o Governo de Pernambuco vem fazendo para qualificar a mão de obra de nosso estado para que possamos, cada vez mais, oferecer as crescentes vagas profissionais aos próprios pernambucanos. * Waldemar Borges é deputado e líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco