O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou na tarde desta sexta-feira (6) que vai repassar para as cidades atingidas pelas cheias no Estado cinco kits de medicamentos.

Cada um atende 500 pessoas durante três meses.

Na próxima terça-feira (10), o secretário estadual de Saúde, Antonio Figueira Filho, vai a Brasília apresentar a Padilha o projeto de reconstrução de quatro hospitais atingidos pelas águas no ano passado.

O kit é composto de 48 itens, entre antibióticos, antibacterianos, antitérmicos, anti-hipertensivos, analgésicos, seringas descartáveis, ataduras e esparadrapo impermeável, entre outros.

Eles serão enviados ainda hoje, devem chegar no sábado (7) e ser distribuídos no domingo (8). “Desde terça-feira estamos em contato direto com a Secretaria Estadual de Saúde e vendo se precisavam de medicamentos, deslocamento de pessoas, de profissionais…

Hoje o secretário nos solicitou os kits de medicamentos”, explicou o ministro após a cerimônia de adesão de Pernambuco ao projeto Rede Cegonha, do governo federal.

De acordo com o secretário estadual, serão priorizados os municípios de Água Preta, Barreiros, Palmares e Jaqueira, os mais atingidos.

Os hospitais que serão recuperados também ficam nesses municípios.