Esbanjando simpatia e uma alegria contagiantes, a nadadora pernambucana Etiene Medeiros, de 20 anos, assinou agora há pouco, com a administração do shopping RioMar, o seu primeiro patrocínio individual.

O apoio esportivo, também o primeiro anunciado pelo futuro centro comercial, ajudará a manter nadando no Estado e pelo Estado de Pernambuco a campeã brasileira de 2010, nos 50 metros costa.

A jovem também detentora de medalha de ouro em Mar Del Plata nos 50 metros livres e nos 100 metros borboleta. “Muitos empresários da região estão vendo como é importante patrocinar os valores locais.

No Nordeste, tem muito atletas bons que acabam fugindo para o Sul por falta de condições.

Assim, perde o Estado e a região.

Só tenho a agradecer essa ajuda que estou recebendo do shopping Rio Mar”, comemorou a atleta.

Na coletiva de imprensa, a jovem acabou confessando que seria difícil mesmo ficar longe do mar do Recife.

Além dos cuidados da família. “Como treino de madrugada, meu pai faz o meu café da manhã. se estivesse fora, treinando só, teria que me virar sozinha.

Ele também dá um jeito de dirigir para mim (é grande o desgaste depois de nadar cerca de 9 quilômetros por dia nos treinos)”, observa.

O técnico da jovem, Nikita, como é mais conhecido o professor de natação João Reinaldo da Costa Lima Neto, disse que a ajuda foi fundamental para manter a atleta no Estado. “Como os esportes amadores não contam com renda, os atletas não podem se profissionalizar.

Até aqui, Etiene Medeiros recebia só ajuda de custo.

Há um patrocínio do Sesi também, mas ele se destina a toda equipe de natação, há 15 anos.

Assim, como os gastos são grande e ela estava sentindo dificuldade, esse apoio foi fundamental para que nós não tivéssimos perdido a jovem atleta para algum clube do Rio de Janeiro”, destacou.

Ana Cláudia Ribeiro, diretora de Marketing do grupo JCPM, que controla o novo shopping, contou que o patrocínio terá duração de um ano, inicialmente, mas é renovável. “Além de ajudar a atleta em si, queremos ressaltar o foco de atuação do novo shopping, que vem investindo muito no desenvolvimento social, no crescimento dos jovens” Vida além das piscinas Além de sonhar manter-se como campeã brasileira e vencer novos campeonatos internacionais, a jovem nadadora leva uma vida normal.

Ela estuda gastronomia na Maurício de Nassau e acaba o curso em breve. “Só sabia fazer ovo.

Agora aprendi a elaborar pratos da mais alta gastronomia!”, gaba-se, com seu jeito tímido.

Quando tiver tempo, planeja fazer outro curso, quem sabe medicina.

O curioso é que a jovem nadadora começou aos 12 anos nas piscinas sem intenção de competir.

Era recomendação médica, para ajudar a tratar asma.

O bom fôlego hoje é a força motriz de suas vitórias.

Aos 17 anos, Etiene Medeiros foi vice-campeã nos 50 metros costas mundial júnior, em 2008, no México.

Novos desafios Na próxima semana, a atleta viaja para o Rio de Janeiro, para completar a preparação com vistas a sua participação na mais importante competição nacional de natação, o Troféu Maria Lenk, que realiza-se entre os dias 2 e 9 de maio, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Atualmente, a jovem treina cerca de quatro horas diárias para a competição, em que busca atingir índices para representar o Brasil no campeonato mundial, nos 100 e 50 costas.

Na competição, a sua maior rival é Faíola Moreira, de 35 anos, que também é especialista nos 50 metros costas.