O juiz da Vara dos Crimes Contra a Administração Pública e a Ordem Tributária da Capital, Honório Gomes do Rêgo, iniciou, nesta quinta-feira (14), desde às 14h, o interrogatório dos acusados em processo que apura um esquema de corrupção no Detran-PE.
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) apontou 29 acusados, servidores do departamento de trânsito, representantes de auto-escolas e intermediários, de envolvimento no crime, com atividades em todo o estado.
Os réus são denunciados por irregularidades na expedição, renovação e facilitação dos exames práticos obrigatórios para aquisição da carteira nacional de habilitação.
A denúncia é fundamentada em dados obtidos através de interceptações telefônicas autorizadas judicialmente.
A operacionalização do esquema se daria por meio de contato telefônico e pessoal entre os funcionários de Auto Escolas e os servidores do DETRAN-PE.
Em troca de propina, os agentes públicos facilitavam provas dos candidatos, alteravam resultados de reprovação.
A investigação aponta, inclusive, a falsificação de documentos para que terceiros fizessem exames médicos em lugar de candidatos.
Nos dias 21 de março e 4 de abril foram ouvidas as testemunhas de defesa.
Para a audiência desta quinta-feira (14/04), todos os 29 réus foram devidamente intimados.
O juiz Honório Rêgo pretende ouvir pelo menos dez dos acusados.
Em razão do número de réus e defensores, as audiências estão sendo realizadas no auditório do 5º andar do Fórum Rodolfo Aureliano