ATUALIZADO ÀS 20H50 Por Ana Laura Farias, do Blog de Jamildo A temática dos discursos na posse dos novos secretários municipais deveria ser de ordem administrativa, mas foi a política que deu o tom.
O vice-prefeito, Milton Coelho (PSB), que geralmente mantém um perfil público mais discreto, evitando se envolver em críticas, disparou. “Recife é uma cidade com muitos problemas, eu sei.
Mas então, questiono: ‘qual foi a grande tragédia desta gestão’? ‘O que nós fizemos de pior em relação às outras gestões?’ Eu respondo: nada.
Nós melhoramos tudo que podíamos melhorar no Recife”, disse, durante o discurso.
Milton Coelho disse também que, às vezes, as pessoas não entendem a necessidade de tempo da gestão. “As mudanças não são feitas da noite para o dia.
Existe o tempo da política e o da necessidade do povo.
Estamos tentando ajustar esses dois tempos”, desabafou. “Os benefícios do Plano de Mobilidade, por exemplo, só devem ser sentidos em sua totalidade daqui a uns 20 anos”, completou João da Costa.
Milton não citou nenhum nome, mas mandou indiretas para a oposição e para a base aliada, provavelmente para o ex-prefeito João Paulo. “A oposição, conservadora, não hesita nem mesmo em prejudicar o maior patrimônio do povo recifense, que é o Carnaval”.
Milton se referia à polêmica das lonas do Recife, denunciadas pela líder da Oposição na Câmara, Priscila Krause, envolvendo a Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR). “Acho uma pena que existam alguns ‘‘companheiros’’ que estejam entrando nessa lógica personalista, que só enfraquece a política.
Temos que pensar na união, no coletivo da base aliada”, diz.
O prefeito João da Costa também mandou o recado. “O meu governo sabe aonde quer chegar e sabe com quem pode contar”. “O povo é mais sábio do que os políticos.
Eles não entram nesse jogo de debate eleitoral precoce”, disse.
O prefeito resolveu relembrar os impasses da época da campanha. “Eu tive paciência para me tornar candidato à Prefeitura do Recife.
Tive o meu registro cassado, por defender a transparência.
Pouco tempo depois, fui absolvido por unanimidade em todas as instâncias.
Isso demonstra o quão infundadas eram as denúncias”, recorda.
Ele fez questão de ressaltar a entrega de obras, como a do Parque Dona Lindu, marcada para o próximo sábado (26).
Pouco depois, negou ao Blog que houvesse qualquer intenção de indiretas em sua fala. “É uma questão de incentivo aos novos integrantes da Prefeitura do Recife.
Não tem isso de mandar recado”, justifica.
João da Costa brincou ao dizer que “muitas vezes o homem certo está no lugar errado.
Mas não é este o meu caso”.
A alusão era ao presidente dos EUA, Barack Obama, que tem enfrentando questões externas como a crise política da Líbia.
Obama fez uma visita ao Rio de Janeiro, de onde partiu hoje para o Chile.
O prefeito disse também que se encontrou com o ministro so STF Ricardo Lewandowski. “Ele disse que o Recife está cada vez mais bonito.
Também acho. É uma pena que quase ninguém queira perceber isto”, alfinetou.
O presidente estadual do PTC, Eriberto Medeiros, também entrou nos elogios.
Disse estar “muito satisfeito pela entrada do PTC na gestão João da Costa”.
A indicada do partido é Maria de Fátima Medeiros, que assume a Csurb.
Outro partido que deve entrar na base do governo municipal é o PV, a exemplo do que ocorreu no Governo do Estado.
A participação deve ser feita na Secretaria de Meio Ambiente.
João da Costa voltou a dizer, na manhã de hoje, que a PCR precisa reforçar a “agenda verde” de sua gestão.
O novo secretário de Assuntos Jurídicos, Claudio Ferreira, entrou em sintonia com o discurso do prefeito e do vice. “Nós estamos assumindo agora muito orgulhosos da gestão João da Costa.
Não vamos aceitar ninguém fazendo críticas com o dedo ’em riste’ para nossa administração”.
Claudio sinalizou com uma aproximação em relação à Camara dos Vereadores. “Eles são grandes representantes do povo recifense”.
O elogio foi devolvido rapidamente pelo presidente da Casa, Jurandir Liberal. “Tenho certeza que Cláudio Ferreira vai agregar muito à Prefeitura do Recife. É um grande quadro”, disse.
Tomaram posse Dácio Rossiter, de Administração; Cláudio Ferreira, de Assuntos Jurídicos; Mária de Fátima Medeiros, da Cusrb; e André Ferreira, do Reciprev.
Amir Schvartz (Copa 2014) e Simone Figueirêdo (Parque Dona Lindu) aguardam aprovação do projeto enviado à Câmara dos Vereadores. na última terça-feira (15).
Eles têm até 60 dias para aceitar ou rejeitar as proposições do Executivo.
Esta é a segunda mudança do secretariado de João da Costa.
A reforma começou no mês passado em cinco pastas: Erick Carrazzone (Comunicação), José Marcos (Saneamento), Petrônio Magalhães (Finanças), André Campos (Turismo) e Eduardo Vital (Serviços Públicos).
Veja mais vídeos João da Costa explica mudanças na PCR Cláudio Ferreira fala de expectativas para a pasta de Assuntos Jurídicos Novo secretário de Administração explica missão na PCR