Começou o Todos por Pernambuco, uma espécie de Governo nos Municípios de Eduardo Campos.
Na manhã desta quinta-feira (17), o governador Eduardo Campos abriu a segunda edição do programa de ausculta à população pernambucana na cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco.
Vários secretários estaduais deixaram o Recife para acompanhar o primeiro dos 12 seminários que vão percorrer todo o Estado.
Coube ao titular da pasta de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo, um dos coordenadores do programa, dar as boas vindas aos participantes que marcaram presença no auditório do Senai.
Um vídeo institucional apresentou um resumo das ações do governo entre 2007 e 2010.
Logo depois do vídeo, ao discursar, o governador lembrou que o Todos por Pernambuco é “um momento de valorização do planejamento estratégico, que é decisivo para o Plano Plurianual do Estado ter um olhar dos pernambucanos de todas as 12 microrregiões”.
Eduardo também disse que graças à primeira edição do programa, realizada em 2007, o Governo do Estado pôde conhecer melhor os principais problemas da população e como solucioná-los. “Quando ouvimos a população, fazemos mais, e mais daquilo que é o desejo da sociedade.
Estamos fazendo o mesmo caminho, que deu certo”, explicou o governador.
Após a abertura, os grupos foram divididos em seis salas temáticas: educação e cultura, saúde, segurança, desenvolvimento social, infraestrutura, desenvolvimento econômico e sustentabilidade.
Petrolina será o ponto de início da caravana.
Eduardo chega à cidade às 8h30 da manhã desta quinta-feira (17). Às 9h, ele abre o seminário do Todos por Pernambuco e depois circula pelas seis salas temáticas. À tarde, o governador preside a reunião plenária do programa e, no final do dia, visita a escola estadual Gercino Coelho que passa por uma reforma no valor de R$ 1,7 milhão.
Na sexta-feira, ainda em Petrolina, o governador vai inaugurar a pavimentação das estradas vicinais do Projeto Pontal, que prevê a implantação de infraestrutura hidráulica para irrigar 7.862 hectares.
Serão inaugurados os acessos à Uruais (aproximadamente 20 km), à Fazenda Timbaúba (7,5 Km) e às Vilas N3 e N5.
Obras realizadas com recursos do Governo do Estado.
Em seguida, Eduardo segue para os municípios vizinhos de Dormentes e Santa Filomena para entregar uma Escola de Referência e a pavimentação da estrada Santa Cruz da Baixa Verde/Santa Filomena, respectivamente. Às 14h30, o governador abre a reunião plenária do Todos por Pernambuco em Araripina e às 19h assina a Ordem de Serviço para a construção de uma Escola Técnica Estadual no município.
Após dormir em Araripina, Eduardo segue no sábado para Salgueiro às 07h da manhã.
Chegando lá, visita as salas temáticas do Todos por Pernambuco. Às 14h, ele assina o convênio para ampliação e reforma do estádio municipal Cornélio de Barros e às 14h30 abre a plenária do Todos por Pernambuco.
O seu retorno para Recife está marcado para as 19h.