Por Cleonildo Cruz, especial para o Blog de Jamildo O filme HAITI: MISSÃO DE PAZ E RECONSTRUÇÃO é produto em audiovisual com a finalidade de preencher uma lacuna de documentário que possa sensibilizar/emocionar através do gênero documental a importância histórica do Exército Brasileiro, no processo de paz e reconstrução do HAITI, após 1 ano da maior catástrofe humana das América, onde mais de 250 mil haitianos morreram.

Filme: HAITI: MISSÃO DE PAZ E RECONSTRUÇÃO O terremoto que destruiu grande parte do Haiti, deixando mais de 250 mil mortos e 1,5 milhão de desabrigados, aconteceu há pouco mais de um ano, mas a luta da cidade para se reerguer ainda será longa.

O difícil cotidiano dos moradores da capital Porto Príncipe e a missão de homens e mulheres do contingente brasileiro de manter o ambiente seguro e estável estão sendo registrados pelas lentes do cineasta pernambucano Cleonildo Cruz, que acabou de chegar do Haiti, ficou no período de 16 a 30 de janeiro de 2011.

Produção Marcelo Alexandre e a jornalista Taluama Cabral.

O documentário HAITI: MISSÃO DE PAZ E RECONSTRUÇÃO que tem previsão de estréia para o final do ano, mostrará também que no país onde humanos alimentam-se de barro e esperança e as ajudas internacionais chegam a passos lentos, indícios de reconstrução começam a surgir.

O filme HAITI: MISSÃO DE PAZ E RECONSTRUÇÃO é produto em audiovisual com a finalidade de preencher uma lacuna de documentário que possa sensibilizar/emocionar através do gênero documental a importância histórica do Exército Brasileiro, no processo de paz e reconstrução.

O filme conta o apoio do Ministério da Defesa (transporte aéreo) e do Exército Brasileiro no alojamento e logística e tem o patrocinado da construtora brasileira OAS, que trabalha no Haiti pela reconstrução do país.

A construtora brasileira está construindo uma rodovia importante que vai permitir maior mobilidade para os haitianos.

A estrada vai ligar a cidade de Jéremie, uma das principais do país, a Le Cayes, onde uma outra rodovia asfaltada leva a capital.

A obra com extensão de 68 km é uma oportunidade de reintegração social e econômica ao gerar emprego e renda para aproximadamente 750 haitianos.

Jeremie fica na região oeste e não sofreu muito com o terremoto, mas no pequeno comercio local tudo que se vende vem de fora.

O asfalto é uma novidade na cidade e traz a esperança de deixar para trás o isolamento e contribuir para a reconstrução do país.

Captamos imagens do Haiti: capital Porto Príncipe, Palácio Presidencial, edifício do Parlamento, Cadetral de Nortre Dame, prisão do país, hospitais, estradas, sede da Missão das Nações Unidas no Haiti.

Redondeza (áreas afetadas pelo sismo), Petit Goave, vários locais destruídos pela catástrofe do terremoto.

Captamos imagens da destruição da infra-estrutura do país.

Imagens dos soldados brasileiros no dia-a-dia no Haiti.

Entrevistamos haitianos que relatam o dia da catástrofe, suas perdas e sua esperança de um novo HAITI; Haitianos que sobreviveram sob os escombros; Entrevistamos soldados brasileiros e Comando Militar da Missão de Paz das Nações Unidas (MINUSTAH) e do Batalhão Brasileiro.

Abordaremos as várias perdas humanas, dos haitianos aos brasileiros: civis e militares.

Essa experiência de iniciar minha primeira produção internacional marca minha vida, ao voltar para casa jamais poderei esquecer de tudo que vivi aqui no Haiti, cada imagem, gestos e falas dos hatianos ensina-me a ter um olhar para dentro do ser humano, nunca olhar o exterior.

A situação do povo haitiano é difícil, país pobre com muitas necessidades.

Pobreza absoluta, vida de muitas privações , eles sorriem é algo que não entendo, aprendo com o povo Hatiano.

O povo hatiano ama o Brasil, nosso futebol.

Voltarei ao Haiti para exibir ao filme HAITI: MISSÃO DE PAZ E RECONSTRUÇÃO.