Por Gustavo Uribe - Agência Estado O vice-presidente José Alencar celebrará o ano-novo no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde está internado desde o dia 22.

Ele será submetido a uma diálise no início da tarde desta sexta-feira, 31.

A informação é do médico-cirurgião Raul Cutait, segundo o qual o procedimento tem como objetivo retirar o excesso de água do organismo do paciente, cujas funções renais estão reduzidas.

Cutait informou que ele continua se recuperando e dormiu bem na madrugada de hoje.

Segundo o médico-cirurgião, o quadro de saúde de Alencar segue estável e ele alimenta-se regularmente. “Ele continua recuperando-se de todos os problemas dele.

Hoje, ele está fazendo uma diálise para retirar o excesso de água.

Ele sente-se bem e está alimentando-se”, afirmou Cutait, conforme o qual a situação atual do vice-presidente é de “uma convalescença dentro do esperado”.

Cutait não informou que tipo de alimento ele está autorizado a comer na noite de hoje.

O último boletim médico sobre o vice-presidente, divulgado às 12h40, aponta que o sangramento intestinal que ele teve na região do abdome, no início da semana, está, até o momento, controlado e que o paciente prossegue internado num quarto comum do hospital, no 11.º andar.

O diagnóstico é assinado pelo superintendente de Pacientes Internados do estabelecimento, Luiz Francisco Cardoso, e pelo gerente de Relacionamento Médico, Antônio Eduardo Antonietto.

Alta O vice-presidente recebeu na tarde de ontem alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Sírio-Libanês.

O político continua em observação da equipe médica por causa de procedimento a que foi submetido na terça-feira para reverter um quadro de sangramento não contínuo na região do abdome.

Na manhã de ontem, o oncologista Paulo Hoff informou que o vice-presidente vem se recuperando bem e a expectativa da equipe médica é positiva.

Na avaliação dos médicos, contudo, a melhora não é suficiente para que Alencar participe da posse da presidente eleita Dilma Rousseff, na tarde de amanhã, em Brasília.

A equipe médica já descartou todas as chances do vice-presidente participar da solenidade e, de acordo com pessoas próximas ao político, ele já teria sido demovido da ideia da viagem.

A preocupação dos médicos é de que o transporte poderia causar um novo sangramento, devido à despressurização da aeronave.

Amanhã, José Alencar deve receber no final da tarde a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já na condição de ex-presidente.

A informação é do cardiologista Roberto Kalil Filho, médico de Lula e um dos membros da equipe médica que trata o vice-presidente.

Na cirurgia de emergência do dia 22, os médicos não conseguiram alcançar o tumor responsável pelo sangramento e recorreram a remédios.

O procedimento cirúrgico foi o 17º a que Alencar foi submetido na luta que trava há mais de 13 anos contra um câncer na região do abdome.

Na sexta-feira passada, véspera de Natal, o vice-presidente apresentou nova hemorragia, contornada pela equipe médica.

Desde então, seu quadro de saúde é estável, embora ainda inspire cuidados médicos.