Márcio Falcão, da Folha de São Paulo O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, anunciou neste domingo em seu Twitter (microblog) que está disposto a perder o apelido de “três porquinhos” que recebeu, ao lado de Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo, da presidente eleita, Dilma Rousseff.
Dutra disse que começou a praticar exercícios físicos porque pretender perder o peso que ganhou na campanha.
Hoje, o petista disse que caminhou no Parque da Cidade, que fica na região central de Brasília. “Geração saúde: caminhada de uma hora no Parque da Cidade.
Meta é perder alguns kg acumulados na campanha e, consequentemente, o apelido”, afirmou.
Durante sua participação na reunião do Diretório Nacional do PT, na sexta-feira, Dilma arrancou risadas da plateia ao carimbar oficialmente o apelido –que já era voz corrente– de “três porquinhos”, Dutra, Palocci e Cardozo, seus principais assessores.
Apesar de ressaltar que não havia sido ela quem tinha inventado a denominação, Dilma disse que a adorou porque “era simples”.
Palocci, Cardozo e Dutra receberam o apelido ainda durante a campanha porque, como os personagens da fábula infantil, estavam sempre juntos.
A referência de Dilma foi feita em meio a um elogio à atuação dos três petistas na sua campanha. “Os três porquinhos foram muito bem-sucedidos na coordenação da minha campanha.
Eu encontrei neles companheiros de todas as horas”, disse. “Sem abrir mão de outras lideranças, eu quero dirigir a eles agradecimento especial”, completou.
Na fábula, os Três Porquinhos eram Cícero, Heitor e Prático.
Dilma preferiu não associar seus assessores aos nomes dos personagens da história.