Da CGU O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, participa amanhã (17), na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, de uma reunião com alguns dos mais importantes atores globais na luta contra a corrupção.
A reunião foi convocada pela OCDE para debater com um seleto grupo de organismos internacionais, organizações não-governamentais, especialistas acadêmicos e um grupo de sete países, como avançar no combate efetivo à corrupção.
Entre os países convidados estão o Brasil, a França e os Estados Unidos.
A OCDE está agrupando todos os instrumentos de que dispõe – guias, diretrizes, convenções e recomendações – em um pacote completo de orientações, para colaborar com países e empresas na luta contra a corrupção.
Durante a reunião serão discutidas medidas que podem ser adotadas por todos os presentes para o avanço global do combate à corrupção.
Os temas a serem debatidos envolvem o fomento à cooperação, o desenvolvimento de melhores instrumentos anticorrupção e o aperfeiçoamento de medidas anticorrupção já existentes.
De acordo com a OCDE, o momento político é propício para debater a coordenação das diversas medidas e orientações de políticas anticorrupção e uma evidência disso é a recente criação do Grupo de Trabalho contra Corrupção no âmbito do G20.