Na Folha.com O ministro interino Carlos Eduardo Esteves Lima (Casa Civil) irá coordenar no governo a transição.
O processo de transição foi iniciado na quarta-feira, informou nota da Casa Civil.
A coordenação da transição virou responsabilidade do ministro da Casa Civil por meio de um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em junho deste ano.
Na época, a ministra era Erenice Guerra, que pediu demissão depois de acusações de tráfico de influência.
Pelo decreto, a transição começa logo após a promulgação do resultado e dura até o 1º de janeiro.
A presidente eleita Dilma Rousseff poderá nomear até 50 pessoas para fazer parte da equipe. “A institucionalização do processo de transição governamental reflete o grau de maturidade da democracia brasileira e a primazia do interesse público”, diz nota da Casa Civil.
Durante o período, Dilma e equipe teraão acesso a todas informações do governo, como a estrutura, orçamentos, programas e conselhos. “Destaca-se também a ‘Agenda 120’, que conterá as obrigações legais, contratuais e institucionais que exigirão ação ou decisão do próximo Governo no período de 1º de janeiro a 30 de abril de 2011.” Hoje, na abertura da reunião ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que os ministros “facilitem” todo processo do governo de transição e estejam disponíveis, inclusive, para atender individualmente a equipe de sua sucessora.
Lula afirmou ainda que é preciso “criar todas as facilidades possíveis para a transição ser a mais tranquila e transparente possível”.
Os primeiros oito minutos da abertura da reunião foram transmitidos pela TV Brasil.
Ontem, Lula e sua sucessora acusaram China e Estados Unidos de serem os responsáveis pelo problema.
Disse aos ministros que vai participar da reunião do G-20, dias 11 e 12 em Seul (Coreia do Sul), para tratar do assunto.
Depois, Lula pediu ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que explicasse aos demais ministros o impacto da decisão do banco central dos EUA, o Federal Reserve, de injetar na economia americana um montante de US$ 600 bilhões até o segundo trimestre de 2011.