Foto: Divulgação Da Celpe Representantes do Governo Norte-Americano reuniram-se, na manhã desta terça-feira (14), com o presidente da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Luiz Antônio Ciarlini.
A visita dos diretores da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) no Brasil e na América Latina, Denny Robertson e Mark Lopes, e do cônsul dos Estados Unidos, Christopher Del Corso, teve a finalidade de conhecer as ações de um convênio firmado com o Grupo Neoenergia, controlador da Celpe.
A iniciativa permite que jovens carentes pernambucanos recebam orientação sobre a preservação dos recursos naturais e o uso eficiente da energia elétrica.
Na ocasião, o secretário-adjunto para Assuntos de Energia, Eduardo azevedo, representou o governo do Estado.
A parceria beneficiou cerca de 500 adolescentes de comunidades pobres situadas na Região Metropolitana do Recife.
Os participantes foram selecionados em escolas públicas e associações de moradores das comunidades de Nova Descoberta, Morro da Conceição, Chão de Estrelas, San Martin, Curado IV, UR-7, Roda de Fogo e Peixinhos.
Todos eles foram instruídos sobre os princípios do uso eficiente de energia elétrica em um curso de formação com duração de 20 horas/aula, e receberam certificado de participação.
Os adolescentes também foram contemplados doações de lâmpadas fluorescentes.
A ação teve por objetivo substituir e inutilizar as lâmpadas incandescentes das residências dos jovens, o que representa um ganho em economia de energia.
Além de se tornaram multiplicadores dos princípios da eficiência energética em suas comunidades, os alunos treinados que apresentaram bom aproveitamento no curso estão sendo aproveitados no mercado de trabalho pela Celpe.
Eles atuam em projetos relacionados à eficiência energética nos bairros populares atendidos pela concessionária.