No JB Online BRASÍLIA - A despeito da diferença de dez pontos percentuais em desfavor do tucano José Serra na corrida presidencial, a pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quinta-feira (5) registra que o ex-governador de São Paulo tem desempenho superior à petista Dilma Rousseff na região Sul, com 5,5 pontos percentuais a mais que a concorrente, e entre a população mais escolarizada e com maior nível de renda.
De acordo com o relatório de cruzamentos da pesquisa de opinião, Serra tem 39,5% da preferência do eleitorado com formação de ensino superior, ao passo que Dilma registra 33,9% neste quesito.
A partir de dez salários mínimos de renda mensal, o tucano também abre vantagem diante da ex-ministra da Casa Civil.
Na faixa da população que recebe entre dez e 20 salários mínimos, Serra tem 9,6 pontos a mais que a concorrente.
Entre o estrato social com mais de 20 salários mensais, a dianteira do tucano é de 33,3 pontos percentuais.
Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) apontou liderança na petista com 41,6% da preferência do eleitorado, ao passo que José Serra, seu principal adversário na disputa pelo Palácio do Planalto, tem 31,6%.
A ex-ministra Marina Silva (PV), por sua vez, aparece com 8,5% dos votos, conforme o levantamento.
Quando analisado o perfil do eleitor dilmista, a ex-ministra sai vitoriosa diante de Serra tanto na população urbana quanto na rural, entre eleitores dos sexos masculino e feminino e entre votantes com faixa etária dos 16 a mais de 50 anos de idade.
Apenas entre os homens eleitores, a vantagem dilmista é de 14,6 pontos.
Entre as mulheres, Dilma tem seis pontos percentuais a mais que o ex-governador.
A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, com dois mil entrevistados, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 29 de julho de 2010, sob o número 21411/2010.
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
No Recife, o deputado Isaltino Nascimento reagiu pelo microblog às críticas de Sérgio Guerra ao instituto. “Os conservadores já começam a buscar respostas para o fenômeno político perpetrado por Lula. É a senzala respondendo à casa grande”. “A pesquisa Census é a demonstração do reconhecimento do povo brasileiro a grande adminitração do presidente Lula. É natural que os tucanos não queiram enxergar o que o país inteiro já sabe: Dilma ganhará a eleição ainda no primeiro turno.
Aguardemos..”