Por Chico Ludermir Um segundo estaleiro está confirmado para Suape.
O Promar das empresas da PJMR e da STX, que já conta com oito navios gaseiros encomendados pelo Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota), deve ficar pronto até julho de 2011.
Em dezembro de 2012 o primeiro navio estará pronto.
Serão1.500 empregos diretos na construção e outros 1.500 quando ele estiver em atividade.
Os investimentos somam R$ 300 mi.
Previsto inicialmente para o Ceará, o novo estaleiro encontrou problemas para se instalar naquele Estado.
Eram necessária que até este dia 30/06 fossem apresentadas a licença ambiental e o terreno onde seria construído.
Com a impossibilidade do vizinho, Suape apressou-se em apresentar as condições, no que, segundo Miro Arantes da STX, foi um tempo recorde de negociação. “Em menos de duas semanas achamos a solução para a área e para a licença”, afirmou.
Tanto para o governador Eduardo Campos quanto para o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, a escolha por Pernambuco não traz problemas interestaduais. “Não vamos valorizar isso. outros estaleiro vão vir para Suape mas também para a Bahia e para o Ceará”, disse Eduardo. “Temos agora é que estar unidos pelo desenvolvimento do Brasil.
Foi o prazo que impediu de continuar no Ceará”, disse Sérgio Machado.
Fernando Bezerra Coelho, presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape e secretário de Desenvolvimento Econômico do estado acredita que a notícia do novo estaleiro vai se espalhar pelo mundo e atrairá novos investimentos. “Os estaleiros vão atrair a indústria auxiliar de insumos para Suape, afirmou.
Foto: Aluísio Moreira/SEI