Da Folha de São Paulo Sem palanque de peso nas festas das centrais sindicais, o pré-candidato José Serra (PSDB) vai usar o 1º de Maio para se aproximar de eleitores evangélicos, longe de SP.
Apesar da proximidade do PSDB com setores da Força Sindical e da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Serra aceitou convite do PSC para viajar a Camboriú (SC), onde participa do 28º Congresso Internacional de Missões, que reúne diversos ramos evangélicos.
Segundo os organizadores, o tucano será apresentado como pré-candidato a um público estimado em cerca de 150 mil pessoas.
Está previsto um rápido discurso de Serra para a plateia.
Em seguida, ele acompanha parte das pregações dos pastores. É a primeira incursão do tucano ao eleitorado evangélico nessa pré-campanha.
Mas, nos bastidores, as conversas com lideranças evangélicas têm sido frequentes.
O presidente do PSDB e coordenador nacional da campanha de Serra, senador Sérgio Guerra, diz que o partido vem negociando apoio com “diversos segmentos”.
Um deles é a Convenção Nacional das Assembleias de Deus, corrente liderada pelo bispo e deputado federal Manoel Ferreira (PR-RJ), pré-candidato ao Senado na chapa de Anthony Garotinho (PR), que deve concorrer ao governo fluminense.
A corrente realiza, desde quarta-feira, uma assembleia geral extraordinária, no Rio.
Ontem, a presença de Serra no evento foi anunciada com destaque no site de Manoel Ferreira.
A assessoria de Serra, até o início da noite de ontem, não havia confirmado sua presença.
Uma declaração pró-Serra da Convenção Nacional depende, segundo apurou a Folha, de um apoio do tucano à candidatura Garotinho.
Hoje, o PSDB está alinhado com a pré-candidatura de Fernando Gabeira (PV).