Do site Arquitetonline Móveis em desuso, cascos de barcos inutilizados, pedaços de madeira, tubulações, correntes, pneus… Estes são alguns dos materiais que estão sendo reunidos pelos moradores de Fernando de Noronha para a construção dos primeiros playgrounds públicos da ilha.

A ação, idealizada pela artista plástica Paula Boechat, conta com o apoio do designer Lao Napolitano, da empresa paulista Lao Engenharia Sustentável, que doará os projetos e coordenará a execução e montagem, que ficará a cargo da própria comunidade.

Nesta segunda feira, o designer visitou os locais onde as peças serão instaladas, o Bosque Flamboyant e a Vila do Trinta, e avaliou os materiais coletados. “É uma satisfação fazer parte de um trabalho como este, pois, além de preencher essa lacuna, que é a falta de parquinhos para a criançada, ainda conseguiremos mostrar às pessoas que nem tudo o que a gente, às vezes, despreza é, de fato, lixo”, declarou.

Napolitano também defende que inserir a população no processo de produção é uma maneira de fazer com que ela se sinta, também, responsável pela conservação dos brinquedos, o que, segundo ele, costuma minimizar atos de vandalismo. “Em experiências anteriores, notamos que os próprios moradores se tornam os ‘guardas’ das obras”, afirmou.

A ação tem o apoio da Administração da ilha, Blue Marlin Noronha, Pousada Zé Maria, Restaurante Flamboyant, Supermercado Noronhão, Loc Buggy e Associação de Artistas da Ilha.