Vem demagogia por aí.
A Câmara dos Deputados vai discutir a instalação de usinas nucleares no Nordeste brasileiro, na próxima quinta-feira.
O especialista em energia Heitor Scalambrini Costa, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e Sistemas de Potência da Universidade Federal de Pernambuco participará de uma audiência pública marcada para quinta-feira (06/05).A audiência acontecerá às 10h, no Plenário do Anexo II da Câmara Federal, em Brasília.
O Governo Federal prevendo a construção, além de Angra 3, de mais quatro usinas termonucleares até 2030: duas no Nordeste e duas no Sudeste, ainda sem locais definidos.
Os expositores convidados, além do prof.
Scalambrini serão: Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner; Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Odair Dias Gonçalves, Presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva; Diretor Executivo do Greenpeace Brasil, Marcelo Furtado e Diretora do Movimento Paulo Jackon da Bahia.
O prof.
Scalambrini Costa é conhecido por suas posições contrárias a utilização da energia nuclear para produzir eletricidade. “O Brasil não precisa de usinas nucleares; pois tem condições de gerar a energia que precisa com alternativas ambientalmente corretas e sustentáveis usando o Sol, os ventos, a bioletricidade e as pequenas quedas de água (PCH´s) como fontes primárias”.