O Observatório do Recife (ODR) promove, no dia 12 de abril, às 19h, o debate sobre as propostas para a Tamarineira.

A área, onde atualmente funciona o Hospital Psiquiátrico Ulisses Pernambucano, vem sendo palco de discussões sobre projeto que envolve a transferência da unidade de saúde e a construção de um shopping Center e museus no local.

O evento é direcionado a todos os cidadãos recifenses, como forma de promover uma análise do contexto do projeto, seus desdobramentos e os impactos para a vida da cidade.

O debate acontecerá no auditório G1, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Recentemente, o grupo empresarial carioca Realesis celebrou um contrato com a Arquidiocese de Olinda e Recife, proprietária do imóvel, para alugar o terreno onde hoje funciona o hospital.

De acordo com a Santa Casa e o grupo empresarial, os pacientes serão transferidos para outras unidades de saúde construídas pela Realesis.

A proposta causou polêmica na sociedade e divide opiniões.

De acordo com uma das organizadoras do evento, a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap, Amélia Reynaldo, o objetivo do Fórum sobre a Tamarineira é promover um debate sobre as propostas para o local. “O Observatório do Recife espera dar mais uma contribuição ao debate sobre o tema, ampliando o foco das informações e perspectivas que permitirão um posicionamento equilibrado para os inúmeros protagonistas envolvidos na questão ou impactados pela decisão”, analisa.

Também participarão do debate, o sócio-diretor da TGI Consultoria em Gestão, Francisco Cunha, o gerente administrativo do Hospital Ulysses Pernambucano e integrante do Movimento Amigos da Tamarineira, Luiz Carlos Almeida, e o professor do Instituto Oceanário, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Luiz Lira.

Além deles, terão voz o presidente da Associação Brasileira de Psquiatria, João Alberto Carvalho, e o economista, Sérgio Buarque.

Sobre o Observatório do Recife- O Observatório do Recife é um movimento de mobilização da sociedade que atua para selecionar, propor e monitorar um conjunto de indicadores e metas numa agenda de desenvolvimento sustentável para a cidade do Recife.