Em 2010, dois tipos de turismo bem específicos serão tratados com atenção especial pelo Recife Convention & Visitors Bureau: os de saúde e incentivo (aquele em que uma empresa congratula seu funcionário com uma viagem).

No ano passado, o Recife CVB lançou o Recife Saúde - Guia de Turismo de Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida Pernambucano, com o perfil e contato de clínicas, hospitais e médicos.

Para este ano, está previsto o 1º Workshop de Turismo de Saúde.

O evento ainda não tem data marcada.

Aconteceria na próxima semana, mas como o presidente e o diretor executivo da Associação Médica de Turismo de Saúde (Estados Unidos) não sabiam que era preciso visto para entrar no Brasil, não conseguiram embarcar e o encontro teve de ser adiado.

O workshop deve acontecer numa parceria do CVB com a Empetur e a Câmara Americana de Comércio (Amcham-PE). “O turismo de súde é um novo seguimento e o Recife já tem o segundo maior polo médico do Brasil”, salienta a diretora executiva do Recife CVB, Tatiana Menezes.

FAMTOUR Outro foco de 2010 será no turismo de incentivo, através do Famtour.

Quarenta pessoas - sendo 10 de fora do País e o restante do Brasil - serão trazidas ao Recife para conhecer a cidade como destino turístico.

Os convidados internacionais são operadores de turismo de incentivo e virão para conhecer a infraestrutura da capital pernambucana.

Já os outros 30 são presidentes de entidades de classes nacionais. “A gente pega as pessoas que têm poder para decidir onde acontecerá o congresso e traz para o nosso destino”, explica Tatiana.

Todo o trabalho traçado pelo CVB para 2010 está orçado em R$ 5.013.138,50.

Para ações específicas do CVB, a entidade tem aproximadamente R$ 1 milhão.

Para desenvolver tudo o que está previsto, é necessário parcerias. É aí que entram aliados públicos, como as Secretarias Municipal e Estadual de Turismo, e privados como a companhia aérea TAM, que trará os participantes do Famtour para o Recife.