Em discurso na Câmara Municipal do Recife, na tarde de hoje (02), o Vereador Daniel Coelho (PV) fez um comparativo entre as posturas adotadas pelas prefeituras de Jaboatão dos Guararapes e Recife, com relação ao meio-ambiente.

De acordo com o parlamentar, ainda ano primeiro ano da atual gestão, o município de Jaboatão realizou o lançamento do programa de coleta seletiva. “A ação irá beneficiar mais de 200 mil famílias, com o cadastramento e capacitação de catadores para o trabalho”, disse. “Já o Recife, que é administrado pela mesma gestão há nove anos, faz a coleta seletiva de menos de 1% do total de resíduos sólidos produzidos.

Neste momento, podemos ver a real falta de compromisso da prefeitura com as questões ambientais”, afirmou Daniel.

Ainda sobre a temática ambiental, o vereador citou o anúncio da parceria entre a prefeitura do Recife e a empresa Metalic para recolhimento das latas descartadas durante o carnaval.

A empresa privada, responsável pela distribuição de latas e aço no Estado, se comprometeu em aumentar o valor de compra para os catadores das latas despejadas durante o carnaval. “A parceria, no entanto, foi fruto de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, que expôs a problemática ambiental e social gerada pelo acréscimo de latas depositadas nos rios do Recife.

Os catadores não recolhem as latas de aço porque o seu preço é inferior às de alumínio”, explicou Daniel Coelho.

Segundo ele, a Comissão de Meio-Ambiente, Transporte e Trânsito da Câmara Municipal (CMATT) apresentou um projeto que impede a comercialização de latas de aço na cidade, mas o prefeito vetou a matéria.