(Fotos: Alexandro Auler / JC Imagem) Por Chico Ludermir, especial para o Blog de Jamildo chico_lf@hotmail.com Serão inauguradas nesta quarta-feira as duas exposições em celebração ao dia internacional em Memória das vítimas do Holocausto.

Vinculadas ao “Projeto Paralelos” os “Desenhos das Crianças de Terezín” e “Anne Frank - Uma História para hoje” lançam uma luz sobre a cultura de paz.

Em primeira mão, conferimos na Casa da Fundação Safra as 78 gravuras de meninos entre 10 e 15 que desenharam enquanto estavam no campo de concentração de Terezín.

As crianças foram orientadas pelo artista Fried Dicker-Brandejs e utilizaram todo o tipo de material possível para se expressar.

No meio de arco íris e paisagens pueris, desenhos como o de Josef Novak imperessionam: o menino desenhou a cena de enforcamento judeu.

Outra cena intitulada “batalha aérea” foi retratada por autor anônimo e mostra a realidade de uma infância marcada pela tragédia nazista.

Paralelamente aos desenhos das crianças de Terezín, até o fim de março estará exposta a mostra itinerante da Fundação Museu Anne Frank (Amsterdã).

Já existente em 20 línguas diferentes, a exposição chega ao Brasil depois de 15 anos de existência.

Os 30 painéis expostos na Galeria Regional Nordeste MINC/BNB, também na Rua do Bom Jesus, contam ao mesmo tempo a história de Anne Frank e a do crescimento do nazismo, enriquecidas com relatos de sobreviventes.

A exposição ganha um destaque ainda maior por está sendo inaugurada exatamente no mesmo mês em que morreu a austríaca Miep Gies, mulher que ajudou a esconder Anne e sua família dos nazistas, quando os Frank se escondiam no chamado anexo secreto.

Além estas duas exposições, o “Paralelos” pretende trazer ainda mostras de cinema e palestras para este circuito em celebração à memória das vítimas do Holocausto.

Dentre os filmes, estão “Noite e Neblina” e “Brinquedo Proibido”. “Queremos ser vistos pelo máximo de pessoas para que cenas de intolerância como estas não se repitam”, diz o ator Germano Haiut (o ano em que meus pais saíram de férias), que está à frente do Projeto.

Com a presença do presidente Lula, além da inauguração das exposições que ficam em cartaz até o dia 31 de março, nesta quarta-feira, será realizada também a cerimônia que celebra oficialmente o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, na Kahal Zur Israel, no Recife.