De Política/ JC Os 90 anos de fundação do Jornal do Commercio, comemorados em abril deste ano, serão celebrados nesta segunda-feira (28), a partir das 18h, em sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado.

A proposição, apresentada pelos deputados estaduais Isaltino Nascimento (PT) e Terezinha Nunes (PSDB), objetiva homenagear a história do JC e sua importância social, destacando também a disposição do periódico em ressaltar os valores do Estado.

O presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, João Carlos Paes Mendonça, será o responsável pelo discurso e receberá dos deputados uma placa que simboliza a homenagem. “A importância da publicação é muito grande, pela sua qualidade inigualável e seu profissionalismo”, comentou Isaltino, neste domingo (27), enquanto finalizava os detalhes do evento.

Um acordo entre ele e Terezinha definiu que o petista representará os autores da homenagem na tribuna da Assembleia.

Isaltino também citará, em seu discurso, a preocupação do JC em ressaltar a importância de Pernambuco. “O jornal é um espaço de publicação do que é o Estado”, afirmou.

Formada em jornalismo, a deputada tucana Terezinha Nunes acrescentou que o JC é uma expressão de destaque na imprensa brasileira. “Atravessou a fronteira do Estado e está no nível das grandes publicações nacionais”, disse.

Além dos discursos de Isaltino e de João Carlos, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa (PDT), também pretende se pronunciar.

Após a solenidade, representantes do Jornal do Commercio receberão cumprimentos durante coquetel.

HISTÓRIA - A primeira edição do JC foi publicada no dia 3 de abril de 1919.

A fase inicial de sua história alongou-se até o ano de 1930.

A partir de 1934, o periódico assumiu um papel de destaque na imprensa pernambucana, mantendo um formato mais tradicional até o ano de 1950, quando se modernizou na forma e no conteúdo.

Em abril de 1987, o Sistema JC de Comunicação teve seu controle acionário adquirido pelo empresário João Carlos Paes Mendonça, fato classificado pelo diretor de Redação, jornalista Ivanildo Sampaio, como uma “revolução silenciosa”.

Hoje, o JC é o jornal de maior tiragem do Estado.

Veja entrevista com o diretor de redação do Jornal do Commercio, Ivanildo Sampaio, no JC Online.