Por Roseane Albuquerque Da Rádio Jornal em Petrolina A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) pode ser uma das principais parceiras da prefeitura de Petrolina, sertão do Estado, no gerenciamento dos trabalhos do Hospital Dom Malan.
A unidade de saúde estava sob a gestão – há dez meses – do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira(IMIP).
O fim do ‘casamento’ entre o IMIP e a prefeitura da cidade sertaneja foi anunciado na última quinta, quando as duas assessorias enviaram notas para a imprensa.
O IMIP declarou que “a falta de recursos financeiros inviabilizou uma parceria que durou quase um ano e que se propunha a prestar um atendimento à altura do que merece a população petrolinense”.
Já a prefeitura de Petrolina afirmou na nota “que vai trabalhar dia e noite com objetivo de prestar um serviço de saúde à altura das pessoas que mais precisam”. “Sabemos da importância do Hospital Dom Malan e todos os esforços estão sendo direcionados no sentido de garantir um atendimento de qualidade às mulheres e crianças que precisam dos serviços do local.
Temos a percepção de que a UNIVASF tem uma importância no complexo hospitalar da cidade e estamos montando um plano de reestruturação e tomada de conta do Dom Malan”, explica o prefeito Júlio Lóssio. “Nosso entendimento é que houve um contrato mal planejado, nunca foi pago ao IMIP nenhuma prestação no valor correspondente, firmado na gestão anterior.
O momento agora é de prestar assistência, vamos buscar o Estado que, há muitos anos – vale ressaltar que não é de agora- não coloca recursos na municipalidade.
Isso não é justo, porque tanto o Hospital Dom Malan quanto o Traumas têm caráter regional”, frisa o prefeito.
De acordo com a prefeitura, médicos e pediatras estão atendendo normalmente na unidade de saúde.
A parceria entre IMIP e Prefeitura de Petrolina foi firmada no ano passado.
O município ficaria responsável pelo repasse de R$ 1 milhão e 500 mil por mês.