Do UOL Notícias O PSDB gaúcho informou nesta terça-feira (21) que arrecadou R$ 610 mil para a campanha eleitoral depois das eleições de outubro de 2006.

Documentos apresentados pelos então coordenadores de campanha mostram que os recursos ingressaram nas contas do partido entre os dias 27 e 28 de novembro de 2006, mais de dois meses depois do segundo turno que elegeu a candidata tucana Yeda Crusius.

No dia 29 de novembro, data-limite para a prestação de contas da campanha de 2006, R$ 596 mil foram transferidos para a conta de campanha da governadora eleita.

Os recursos entraram na conta por meio de doação realizada pelo diretório estadual do partido.

Segundo Bercílio Silva, presidente do PSDB gaúcho em 2006, a lei autoriza a captação de recursos depois das eleições. “Não há nenhuma irregularidade.

As doações foram dentro da lei e aprovadas pela Justiça eleitoral”, disse Silva.

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) gaúcho ainda não analisou as contas.

A resolução 22.250/06, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), diz que os partidos podem arrecadar recursos até o dia da eleição.

Depois desse prazo, é permitido “excepcionalmente” receber doações para o pagamento de dívidas contraídas durante o período eleitoral.

A prestação de contas deve ser apresentada até 30 dias depois de terminada a eleição - no caso de 2006, um mês após o segundo turno, realizado em 29 de outubro.

Leia mais.