Técnicos do Ministério da Saúde estarão no Recife amanhã, sexta-feira (15) para discutir o plano de modernização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) proposto recentemente pelo prefeito João da Costa ao ministro José Gomes Temporão.
A proposta é construir um plano que contemple mudanças na regulação do serviço, ampliação da frota e melhoria das condições estruturais da sede.
Mês passado, o prefeito João da Costa esteve em Brasília acompanhado do secretário Municipal de Saúde, Gustavo Couto, para apresentar o projeto de modernização do Samu e sistema de urgência e emergência numa audiência em Brasília.
Durante a reunião, o ministro se mostrou favorável à proposta de duplicar a frota do Samu para 30 ambulâncias, revendo os parâmetros atuais que calcula o número de veículos de acordo com a população de uma cidade. “A reunião será realizada entre os nossos técnicos e os técnicos do Ministério para conhecer de perto a nossa realidade e aprofundar a proposta apresentada pelo prefeito.
A Prefeitura vem discutindo a qualificação da rede de saúde.
O Samu, que realiza atendimento pré-hospitalar, faz parte do sistema de urgência e emergência da cidade.
Nosso objetivo não é apenas modernizar o serviço, mas inserir Recife no projeto nacional de criação de redes integradas de saúde a fim de melhorar ainda mais a oferta da assistência na nossa cidade”, afirma o secretário Gustavo Couto.