O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco (CEDES/PE) realiza nesta sexta-feira (17) o segundo momento do seminário O Brasil e a crise: uma agenda para Pernambuco.
O evento, que contará com a presença do governador Eduardo Campos, acontecerá no salão panorâmico do Recife Palace Hotel, em Boa Viagem, das 15h às 18h30.
Realizado em duas etapas – a primeira no dia 17, com análise de cenários macroeconômicos – o seminário discute agora os impactos gerados pela crise financeira internacional nos setores produtivos de Pernambuco.
O objetivo do CEDES é elaborar a Agenda de Pernambuco.
O último dia do seminário terá a coordenação da economista Tânia Bacelar, que também integra o Conselho.
O deputado federal (PTB-PE) e presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, é um dos expositores do encontro.
Autor da proposta que criou a comissão especial da Câmara dos Deputados que acompanha os impactos da crise no setor industrial brasileiro, Armando Monteiro defende mudanças no eixo da política macroeconômica brasileira, na relação câmbio/juro, ampliação dos investimentos públicos e privados, entre outras propostas, como formas de minimizar os impactos da crise. “É preciso também ter pressa com a adoção de medidas que melhorem o ambiente de negócios para as empresas. “Isso requer definição de marcos regulatórios, delimitação de poderes e do papel das agências reguladoras e incentivos à inovação e às exportações”, pontuou em recente artigo publicado nos jornais Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil.
Para o economista e consultor Sérgio Buarque, que também integra o grupo de expositores do seminário, apesar da necessária avaliação dos cenários imediatos gerados pela crise internacional em Pernambuco, é fundamental manter o foco nas ações estruturais. “É importante que a Agenda de Pernambuco contribua com ações de curto prazo, mas a aposta que devemos fazer está a médio e longo prazos assegurando projetos estruturadores essenciais para o bom desempenho econômico do Estado”.
Os debates do seminário O Brasil e a crise: uma agenda para Pernambuco serão pontuados pelas intervenções do presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes, e dos conselheiros Bruno Ribeiro e Valdeci Monteiro.
A sistematização dos trabalhos será feita pelo economista João Policarpo Lima. “A Agenda de Pernambuco será a contribuição do CEDES a ser entregue ao Governo e apresentada à sociedade”, afirmou o secretário especial de Articulação Social, Waldemar Borges, também secretário executivo do Conselho.
O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco é órgão de consulta do Governo do Estado.
Foi instalado pelo governador Eduardo Campos em maio de 2007 e conta com 65 pessoas que se destacam em suas áreas de atuação.
SERVIÇO Seminário o Brasil e a crise: uma agenda para Pernambuco Quando: 17.04.09 Onde: salão panorâmico do Recife Palace Hotel (Avenida Boa Viagem, 4.070) Horário: 15h às 18h30 Informações: 3184.2914 e 2931 (secretaria do CEDES)