O Governo Federal anunciou a isenção, por 90 dias, do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre materiais da indústria ceramista - uma alíquota que hoje gira em torno de 5%.
A medida atende a uma reivindicação da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER) e dos prefeitos da região do polo ceramista de Santa Gertrudes, que envolve as cidades de Rio Claro, Limeira, Cordeirópolis, Piracicaba, Ipeúna, Araras e a própria Santa Gertrudes.
Esse polo responde por 85% da produção estadual de revestimentos e é considerado o maior das Américas e o segundo do mundo.
Para o prefeito de Santa Gertrudes, João Carlos Vitte, “A indústria cerâmica é o principal setor produtivo de Santa Gertrudes.
Devido aos reflexos da crise econômica mundial, está passando por grandes dificuldades e com isso, demitindo.
Hoje, Santa Gertrudes depende desse setor e esperamos que esta medida venha a evitar uma crise ainda maior ao município.” Já para o presidente da Apacer, João Oscar Bergstron, “A isenção do IPI para os revestimentos cerâmicos, mesmo que de forma temporária, demonstra a importância da indústria ceramista para as políticas públicas de geração de emprego e renda.
Nosso setor, que gera mais de 200 mil empregos diretos e indiretos, é sem dúvida uma das principais forças industriais do Estado e do Brasil.”