Depoimento do senador Jarbas Vasconcelos sobre o empresário João Santos: “Com o desaparecimento de João Santos, o País perde talvez o último grande empreendedor brasileiro forjado durante o século 20, quando o Brasil deixou de ser rural para se transformar numa potência industrial.
Seu Santos tem uma trajetória que praticamente se confunde com a expansão e modernização econômica do Brasil, começando ‘de baixo’ – como se diz no Nordeste – para conquistar a posição de um dos mais importantes empresários do País.
De office-boy de Delmiro Gouveia, rapaz nascido em Vila Bela (hoje Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco), João Santos escreveu seu nome na galeria dos maiores empresários da História do Brasil.
Sua ousadia e visão de futuro o levaram a diversificar as atividades empresariais, sempre obtendo sucesso, contra todas as previsões contrárias.
Um sinal claro da sua predestinação para os negócios.
Fica também para as novas gerações o exemplo de homem de família, de alguém que não abriu mão de trabalhar até bem pouco tempo, apesar de já ter mais de 100 anos.
São famosas e já entraram para o folclore empresarial brasileiro as histórias contadas pelos familiares e auxiliares mais próximos de Seu Santos.
Histórias que refletem sua capacidade inesgotável de trabalho, a coragem e a determinação necessárias a um empreendedor de primeira grandeza.”