O procurador-geral de Justiça de Pernambuco em exercício, Itabira de Brito Filho, estará reunido em João Pessoa com a procuradora-geral de Justiça da Paraíba, Janete Ismael da Costa Macedo, para inteirar-se melhor sobre o andamento das investigações acerca do assassinato do advogado pernambucano Manoel Bezerra de Mattos Neto.
O encontro acontece às 11h da próxima segunda-feira (02) no gabinete da Procuradoria Geral de Justiça.
Durante a conversa, Itabira de Brito vai ressaltar o apoio que vem sendo dado pelo Ministério Público de Pernambuco, através do seu Núcleo de Inteligência (Nimp), ao Ministério Público da Paraíba nas investigações. “A parceria entre as instituições sempre apresenta excelentes resultados, como neste caso, onde os ministérios públicos de Pernambuco e da Paraíba se uniram para desvendar a morte do vice-presidente do PT em Pernambuco, Manoel Mattos”, observou.
Itabira de Brito também vai aproveitar o encontro para saber quais os riscos oferecidos aos promotores de Justiça envolvidos nas investigações. “Precisamos estar cada vez mais preparados para assegurar a integridade física dos nossos promotores”, frisou.
Manoel Mattos foi assassinado na noite do último sábado (24) na casa de um amigo na praia de Acaú, município de Pitimbu (Paraíba).
Dois homens armados de espingarda invadiram a residência e o assassinaram com um tiro no peito e outro na cabeça, na presença de oito amigos do advogado.
Além de liderança política, Mattos tinha forte atuação como defensor dos direitos humanos na denúncia contra os grupos de extermínio com atuação na Zona da Mata Norte pernambucana, inclusive colaborando com o trabalho do Ministério Público de Pernambuco.
A primeira suspeita é de que o crime, com características de execução, tenha relação com este trabalho.