Depois de abrir para o show de João Donato, na Sala Cecília Meirelles, nesta terça-feira, 9 de dezembro, no Rio de Janeiro, o pianista pernambucano Vitor Araújo recebeu nesta quarta-feira a notícia de que é o vencedor do Prêmio Revelação 2008 em Música Popular concedido pala Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA.

Tudo isto aos 19 anos.

Trata-se de um dos prêmios mais importantes do país.

Os críticos de São Paulo elegeram ontem à noite (terça), em assembléia realizada no Sindicato dos Jornalistas do Estado de S.

Paulo, os melhores de 2008 nas seguintes categorias: Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão.

Participaram da votação cerca de 50 jornalistas que cobrem a área de cultura e variedades dos principais veículos de imprensa.

A cerimônia entrega dos prêmios da Associação Paulista de Críticos de Artes acontecerá no primeiro semestre de 2009, em local a ser decidido.

Aos 19 anos, Vitor Araújo teve o seu primeiro trabalho comercial gravado durante um show que aconteceu no início do ano, no Teatro de Santa Isabel, no Recife, pela Deckdisc, que resultou no Dualdisc (CD/DVD) TOC.

Para o Recife, o lançamento oficial deste trabalho acontece no próximo dia 20 de dezembro, no Marco Zero.

No show, Vitor mostra ao público sua forma pouco ortodoxa de interpretar, além de improvisos em cima de músicas eruditas, com ênfase em seu autor preferido, Villa Lobos.

O artista também fará um passeio por um universo que inclui desde Cláudio Santoro e Edino Krieger até canções do Radiohead, Tom Zé, Luiz Gonzaga e repertório de sua autoria.