O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entrou, na tarde desta sexta-feira (19), com uma representação eleitoral na zona eleitoral nº147, do município de Jaboatão dos Guararapes contra o prefeito Newton Carneiro e seu vice, Marco Antônio Ramos da Hora.
A representação, impetrada pela promotora de Justiça, Liliane Jubert Finizola, foi elaborada com base no termo de ocorrência eleitoral verificado pelos servidores da Justiça Eleitoral.
A decisão é resultado da investigação judicial realizada pela promotoria em função da participação do candidato à reeleição, na inauguração da Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga, no bairro de Cajueiro Seco.
Por lei, a presença de candidato a cargo do poder executivo em festas e inaugurações é proibida, o que caracteriza crime eleitoral.
Em função disto, a representação do MPPE pede a cassação dos registros de candidatura de Newton Carneiro, e do vice, Marco Antônio da Hora, ambos candidatos a reeleição.
Após analisar o processo e convocar as partes envolvidas, a juíza Carla de Vasconcelos Rodrigues, irá decidir se acata ou não o pedido da promotoria em sua sentença.
Com informações do MPPE