O juiz da 8ª Zona Eleitoral do Recife, Nilson Nery, responsável pelas investigações judiciais, acolheu ontem uma representação protocolada pelo candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho (DEM) contra o candidato a prefeito João da Costa e o presidente da Câmara de Vereadores e candidato à reeleição, Josenildo Sinésio, ambos do PT.
A ação foi motivada por um suposto flagrante, registrado através de fotos e vídeos, que mostram que peixes foram distribuídos para beneficiar candidatos do PT.
A casa localizada na Rua Eurico Vitrúvio, no bairro do Pina, estava decorada com faixas, cartazes e bannners, fotos e o número de João da Costa.
No processo, o DEM pede a inelegibilidade dos acusados.
Um líder comunitário, chamado Samuel, teria distribuído peixes e cartilhas da Prefeitura do Recife para os moradores do Pina em uma casa localizada na Rua Eurico Vitrúvio, mais conhecida como Rua do Caju, que fica próximo à sede do Clube Carnavalesco Banhistas do Pina.
A representação, acolhida pelo juiz Nilson Nery, foi encaminhada para o Ministério Público Eleitoral (MPE) que deve dar um parecer.
Hoje (08), os acusados serão notificados e devem apresentar defesa no prazo de cinco dias.
As testemunhas de acusação, presentes no processo do DEM, também serão convocadas.
Além das imagens, feitas na última sexta-feira (5), gravadas no momento da entrega dos peixes à população, entrevistas com os moradores da área contêm depoimentos que afirmam que essa não é a primeira vez que o fato acontece.