O Hospital de Urgências e Traumas (HUT), obra da Prefeitura de Petrolina visitado hoje por Lula, começa a funcionar ainda neste mês de setembro e terá 154 leitos, 30 UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e seis salas cirúrgicas.
Com serviços de neurocirurgia e traumato-ortopedia, o HUT vai atender Petrolina e os 26 municípios pactuados da região. “O HUT vai iniciar um novo tempo na saúde da região, pois inaugura um modelo de atendimento de serviços regulados, acabando com as filas e o excesso de pacientes em salas de espera”, informou o prefeito Odacy Amorim.
O hospital funcionará com atendimentos de alta complexidade nas áreas de traumaortopedia e neurocirurgia.
Também receberá as urgências encaminhadas pelo SAMU via Central de Leitos, clínica médica, UTI adulto, queimados e cirurgia geral.
A regulação deverá ser feita pelos médicos das Unidades de Pronto Atendimento de Saúde (UPAS), Unidades de Saúde da Família (USFs) e municípios pactuados.
Atenderá também as urgências encaminhadas pelo SAMU via Central de Leitos, l.
Os municípios da região também deverão fazer contato com a Central de Leitos, onde os médicos atendem ao telefone, ouvem a necessidade do paciente e já o direcionam para o hospital adequado.
Quando for o caso do paciente ir para o Hospital de Trauma, já estará sendo aguardado quando lá chegar.
O Hospital começará a funcionar por etapas, passando por uma fase de transição dos procedimentos que serão transferidos do Hospital Dom Malan para o Traumas.
Inicialmente, funcionarão 18 leitos de UTI e 38 de clínica médica, todos referenciados pelo Hospital Dom Malan.
Em seguida, entra em operação o CERPRIS (Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social).
O próximo passo é o funcionamento das salas cirúrgicas, de mais dez leitos de UTI e a emergência.