Nesta sexta, o último compromisso da agenda do presidente Lula no Recife será o lançamento do “Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas de Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional”, no Centro de Convenções da UFPE.

O evento, segundo contou o diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), Crispim Moreira, será cercado de simbolismo. “Nesta sexta, Josué de Castro completaria 100 anos.

Não foi à toa que escolhemos a cidade do Recife para o lançamento”, afirmou. “A idéia é que possamos democratizar, replicar, divulgar as ações e gestores que estão combatendo a fome no Brasil.

Esta é uma política recente e o prêmio vem contribuir para este enfrentamento”, explicou Moreira.

O prêmio contempla gestores estaduais, municipais e da sociedade civil que executam projetos e ações de Segurança Alimentar e Nutricional.

A premiação consiste em certificado, divulgação do trabalho e intercâmbio em âmbito nacional.

As inscrições do prêmio serão abertas já na sexta-feira (5) e podem ser feitas até o dia 31 de outubro somente no site do Ministério de Desenvolvimento Social. *Josué de Castro - médico, geógrafo, sociólogo, político e escritor - foi um dos pioneiros no estudo da fome e na luta pelo direito à alimentação.