Por Edilson Silva A sociedade recifense pode acompanhar pela TV na noite do dia 28/08 o primeiro debate ao vivo entre todos os candidatos à prefeitura do Recife.

Apesar do pouco tempo para exposição de propostas, foi uma boa oportunidade para os eleitores e o conjunto da sociedade terem acesso a um pouco de realidade em meio a um mar de promessas mentirosas veiculadas em guias eleitorais, panfletos e discursos tão inflamados quanto desprovidos de seriedade.

Nossa candidatura conseguiu expor o básico de suas propostas.

Reafirmamos que somos um projeto político nacional, de esquerda e socialista, liderado pela ex-senadora Heloisa Helena.

Defendemos mais investimentos da própria prefeitura nas periferias, nas áreas de morros, em contra-posição ao desperdício que se constata em obras como o Parque Dona Lindu e o calçamento da Praia de Boa Viagem.

Conseguimos propor o planejamento estratégico do transporte coletivo da cidade, dentro de um processo democrático de consulta à sociedade, através da reabertura do Plano Diretor do Recife, em que apresentaremos a mudança do modal rodoviário para o de trilhos.

Ainda em transportes, apresentamos a proposta de combater o monopólio das empresas do setor e auditoria rigorosa nos contratos de concessão e na composição da planilha de custos destas empresas, para buscar recompor o custo das tarifas administradas sobre a população.

Tivemos condições ainda de apresentar algumas propostas para combater a corrupção no serviço público, como o fortalecimento do Controle Interno, através de Auditoria Interna independente, feita por auditores fiscais concursados, com autonomia e mandatos democráticos, com conexão direta com o Tribunal de Contas do Estado, para garantir um efetivo Controle Externo, e também portais da transparência na internet, para viabilizar um mínimo de Controle Social.

Propomos também a eliminação dos cabos eleitorais a partir do 2º escalão do serviço público, garantindo aos servidores de carreira a ocupação das diretorias e gerências na administração municipal.

Infelizmente não tivemos tempo e não fomos perguntados sobre nossas propostas para o saneamento básico e os problemas de alagamentos da cidade, em que estamos propomos um Plano Diretor de Macrodrenagem e a democratização da responsabilização ambiental; ou para a segurança pública, em que propomos o aprofundamento e qualificação do Pronasci e a efetiva cobrança de transparência e das parcerias e convênios com o município previstos no Pacto pela Vida; ou para a educação e cultura, em que propomos um choque de realidade nas periferias, com escolas simples, mas de boa qualidade e atendendo 100% das crianças perto de suas moradias; ou sobre nossas propostas para os problemas ambientais, em que estamos propondo o Orçamento Ambiental, que será cruzado com o Orçamento Participativo, e em que os moradores da cidade serão incentivados a atingir metas coletivas de redução do consumo de água e energia elétrica e de reciclagem de resíduos.

Mas conseguimos falar um pouco sobre saúde, e reafirmar que nossa população está farta de promessas e de maquetes digitais nas TVs.

Nossa população quer que o Posto de Saúde mais perto de sua casa funcione, com regularidade, o que não acontece, por exemplo, no bairro do Ibura de Baixo, onde os únicos dois postos de saúde do bairro estão fechados há dois meses.

Nossa população quer que as policlínicas funcionem 100%, com as especialidades mais demandas pelas comunidades na baixa complexidade médica, o que não acontece hoje.

Podemos também falar do bairro do Coqueiral, na micro-região administrativa 5.3, em que a prefeitura propaga que há dois postos de saúde da família concluídos, quando na realidade só existe um único posto, funcionando com uma única equipe do Programa Saúde da Família, esta ainda desfalcada.

O debate foi bom.

Que venham outros e que a população possa acompanhar não só guias eleitorais que se assemelham a novelas, tamanha a ficção, mas os debates sobre a vida real, como ela é no Recife.

PS: Presidente do PSOL/PE e candidato à prefeitura do Recife.

Escreve toda sexta-feira para o Blog de Jamildo dentro do projeto Recife 2008.