Por Isaltino Nascimento, especial para o Blog de Jamildo Caro Jamildo, Tive o prazer de conhecer Mozenir Araújo, índio Truká de Cabrobó, assassinado covardemente ontem, com dois tiros à queima-roupa, naquela cidade do Sertão pernambucano, onde vivia e gozava de respeito e admiração.

Como militante dos Direitos Humanos, entre elas a causa indígena, lamento o atentado que fez tombar Mozenir, liderança de grande influência entre os índios Truká naquela região.

E lamento que vozes como a dele, que bradam contra as injustiças, ainda hoje não sejam compreendidas em nossa sociedade.

Junto com o cacique Neguinho Truká, Mozenir mantinha grande liderança entre seu povo e como já disse gozava do respeito e da admiração de muitos dos moradores de Cabrobó.

Tanto que concorria a uma das vagas na Câmara Municipal, com grandes chances de ser eleito pelo PT, partido ao qual era filiado.

Amanhã, estarei em seu enterro, para prestar homenagem a este homem que lutou pela retomada das terras que pertenciam a seus antepassados, na Ilha de Assunção, e que haviam sido pilhadas por posseiros.

Foi uma luta árdua, que deixou muitas queixas, principalmente daqueles que não eram donos das terras, mas queriam permanecer nelas mesmo sabendo que não tinham nenhum direito sobre as mesmas.

O que foi potencializado pelo fato de serem terras férteis, às margens do São Francisco, que fazem hoje dos Truká os maiores produtores de arroz do Estado.

Mas nada disso justifica um ato tão bárbaro como o ocorrido ontem.

Por isso, eu e outros militantes de direitos humanos e entidades ligadas à luta indígena, como o Cimi, o Centro Luiz Freire e muitos outros, estaremos protagonizando um ato público contra a violência contra estes povos em Cabrobó, nesta segunda-feira.

Nada justifica tanta barbaridade.

A Polícia Federal já está investigando o caso, mas também pedimos ao secretário de Defesa Social, Servilho Paiva, que um delegado especial seja designado para investigar o caso.

O autor do assassinato foi preso pelos PMs de Cabrobó quando tentava fugir e as investigações já começaram.

Temos certeza de que em breve saberemos o motivo de tamanha violência, o que não nos trará de volta a presença do honrado amigo que conhecíamos há vários anos, mas que com certeza nos subsidiará para empreender ainda mais esforços diante de injustiças desta natureza.

Solidários à família de Mozenir e a todos aqueles que acompanhavam sua trajetória de lutas pelo bem-estar de seu povo, repudíamos veementemente atos de violência desta natureza e nos colocamos em alerta em busca de justiça.

PS: Isaltino Nascimento é deputado estadual pelo PT e líder do Governo na Assembléia Legislativa.