Os adversários do prefeito de São Joaquim do Monte, Zé Birro (PDT), na denúncia que entregaram hoje à Polícia Federal e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), também acusam o dirigente municipal de usar verbas do Fundeb, criado no ano passado, para pagar despesas correntes do município, como medicamentos e combustível.

De acordo com a denúncia, obtida pelo Blog de Jamildo, em 26 de fevereiro de 2007, a prefeitura enviou ao Banco do Brasil uma ordem de transferência de R$ 50 mil para a conta nº 3439-8, pertencente a Sebastião G dos Santos.

Na peça de acusação, uma notícia-crime, assinada pela coligação adversária, Sebastião é identificado como fornecedor de combustíveis e medicamentos da prefeitura de São Joaquim do Monte.

Em conversa mais cedo com o Blog, o prefeito negou ter realizado qualquer movimentação financeira com dinheiro do Fundeb (programa federal para estímulo à educação) para pagamento de contas pessoais, apesar de extratos e documentos bancários afirmarem o contrário.

Zé Birro disse que vem sendo freqüentemente atacado por adversários políticos, que chegam, inclusive, a envolver sua família. “Já falaram até da minha filha e do meu pai falecido”.

A transferência para contas pessoais, segundo ele, “nunca aconteceu.

Essa denúncia é de quem está derrotado, estão apelando para tudo, para desespero meu”, disse.

O prefeito justifica que os adversários temem sua popularidade. “Ontem fiz uma caminhada na cidade e me surpreendi com a quantidade de pessoas e com o apoio que tenho”.