Por Isaltino Nascimento O arquipélago de Fernando de Noronha pode se tornar uma das sete maravilhas naturais do Mundo.

A mesma instituição suíça que promoveu a votação que colocou o Cristo Redentor (Rio de Janeiro) entre as sete maravilhas do mundo agora está selecionando as formações naturais mais populares do planeta.

Para isso é necessário entrar no site www.votenoronha.com.br e computar a sua escolha.

E porque eleger Noronha é importante?

Primeiro pelo óbvio: o reconhecimento de suas belezas naturais, que não precisam de narrativas, já que quem as conhece sabe exatamente do que estou falando.

Cenários de tirar o fôlego, fauna e flora em abundância, natureza em seu estado mais puro.

Segundo pela importância da publicidade de uma votação como esta.

O concurso que foi realizado para eleger as sete maravilhas do mundo pela 7 New Wonders ganhou os noticiários do mundo inteiro.

Os destinos que concorreram tiveram um grande reforço em seus atrativos turísticos.

E os que foram escolhidos para integrar a seleta lista ganharam um grande filão a ser explorado com a titulação.

Por mais que Fernando de Noronha já seja conhecida mundialmente o fato de vir a ser incluída entre as sete maravilhas naturais do mundo certamente renderá bons frutos para o turismo.

Não apenas no que se refere ao incremento do destino, mas contribuindo com Pernambuco, que está ganhando novo fôlego na área com sua inclusão nas prioridades do Governo do Estado.

E terceiro: pela energia, carinho e receptividade de seus 3,4 mil habitantes, que emprestam ao paraíso de 17 quilômetros quadrados um calor humano que torna a atmosfera da ilha ainda mais envolvente.

Como bem descreveu em 1503 Américo Vespúcio: “O paraíso é aqui” (numa referência à ilha que então chamou de São Lourenço).

E o melhor, é um paraíso que desenvolve o turismo de forma sustentável, criando equilíbrio no convívio entre o homem e a natureza, contribuindo para que esteja entre um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo.

Por isso recomendo não apenas o voto em Noronha, mas também uma visita.

Afinal, melhor do que exaltar toda a sua exuberância é descobrir todas as maravilhas naturais que no passado encheram os olhos dos colonizadores e hoje deixam boquiabertos aqueles que têm o privilégio de conhecê-la.

Falando nisso, o arquipélago já integra a lista das sete maravilhas de Pernambuco.

E não custa nada propagarmos isto para todo o mundo.

PS: Isaltino Nascimento (www.isaltinopt.com.br), deputado estadual pelo PT e líder do governo Na Assembléia Legislativa, escreve para o Blog todas às terças-feiras.