Trabalhadores da Refresco Guararapes, engarrafadora da Coca-Cola em Pernambuco e na Paraíba, realizaram agora há pouco um protesto em frente à empresa, localizada na BR-101, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR).

Eles dizem que foram vítimas de truculência da polícia, que teria arrastado trabalhadores do local à força para liberar a passagem de caminhões da empresa.

Após dois dias de manifestação, os trabalhadores organizaram o ato em protesto contra o descumprimento de um acordo coletivo, que segundo eles foi fechado com a empresa em novembro do ano passado.

O acordo diz respeito basicamente à extensão do benefício da cesta-básica. “Ela deveria ter sido implantada agora em março, mas infelizmente a empresa vem se negando”, afirma Adílson Pereira, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Cerveja e Bebidas (SindBed).

O protesto dos trabalhadores da Coca-Coca em Pernambuco, iniciado na última segunda-feira (5), paralisou a distribuição, produção e venda dos refrigerantes.

Na manhã de hoje, o vereador Fernando Nascimento e o deputado estadual pelo PT e líder do governo na Assembléia Legislativa de Pernambuco, Isaltino Nascimento, estiveram na sede da empresa para intermediar um acordo entre a empresa e os trabalhadores.

Após uma reunião com representantes da Refresco Guararapes, o protesto foi encerrado por volta das 11h de hoje (7).

Uma nova reunião foi marcada para a próxima segunda-feira (12), quando a empresa deverá apresentar uma proposta ao sindicato.

Os trabalhadores já retornaram às suas atividades.

Procurada pelo Blog de Jamildo, a Refresco Guararapes informou que irá se pronunciar sobre o assunto somente na tarde de hoje.