Da editoria de Política do JC Diante do assédio aos partidos que ainda não decidiram que nome apoiar para a Prefeitura do Recife, o pré-candidato do PSC, Carlos Eduardo Cadoca, apressou-se ontem em garantir que o apoio do PP já está assegurado e que, agora, investe no PTC oferecendo a vaga de vice ao deputado estadual Eriberto Medeiros.

O apoio do PP é fundamental para Cadoca se manter na disputa.

Principalmente depois de ele ter perdido o PR de Inocêncio Oliveira, que está com a aliança praticamente selada com o pré-candidato do PT, João da Costa, em troca de espaço no governo de João Paulo (PT).

PP e PR, juntas, eram o capital que Cadoca procura dispor – em função do tempo de televisão que ambas oferecem para o guia eleitoral – para tentar suprir as demais dificuldades de sua pré-candidatura.

A garantia da aliança PSC/PP foi confirmada pelo presidente municipal do PP, vereador Roberto Teixeira, e por outras lideranças da legenda, como seu ex-presidente nacional Pedro Corrêa e o deputado federal Eduardo da Fonte.

Os três confirmaram que o PP já decidiu apoiar Cadoca. “Esse apoio já está bem conversado no partido e com Cadoca”, assegurou Teixeira, acrescentando que a decisão passou pelo aval dos dois principais caciques do PP: o presidente estadual da sigla, Severino Cavalcanti, que renunciou ao mandato depois das acusações de envolvimento no escândalo do “mensalinho”, e Pedro Corrêa, cassado em 2006 por participação no “mensalão”. “Até onde sei o partido vai apoiar Cadoca”, confirmou Corrêa, por telefone, de São Paulo.

O ex-parlamentar disse que não está à frente das articulações, pois só participará de eleição “para ajudar os amigos”.

Eduardo da Fonte também confirmou o apoio ao PSC e garantiu que não há “divergência interna”.

Há alguns meses, os diretórios municipal e estadual da legenda andaram se desentendendo sobre a adesão. “Somos aliados de Cadoca desde a primeira hora.

Estamos juntos trabalhando agora para Eriberto ser o vice”, adiantou.

Eriberto antecipou que as negociações da vice estão “bem avançadas” e que a decisão deve ser anunciada ainda este mês. “Só está faltando conversar mais com os candidatos a vereador do PTC.

Mas alguns já sinalizaram positivamente para fechar com Cadoca”, informou. “É fofoca grande dizer que vou sair (da disputa).

O PP está comigo desde setembro de 2006 e estamos avançados com o PTC.

Já o PR, todo mundo conhece o estilo de Inocêncio (Oliveira, presidente estadual da sigla)”, disse Cadoca, alheio aos boatos de que não conseguirá manter o apoio dos pequenos.

Assim como faz com o PR, o PT também trabalha para atrair o PP para João da Costa.