Neste sábado, o presidente da AOSS, o capitão Assis, especialista em trânsito, escreveu breve artigo para o Blog apontando que o projeto do Corredor Leste Oeste era cruel, pois iria conturbar mais ainda a Boa Vista.

Os espaços para ultrapassagem, a perda de uma faixa, ajudariam a complicar a situação.

Releia aqui.

Neste domingo, a PCR rebateu a afirmação.

Segue resposta do secretário de Serviços Públicos, Amaro João, sobre texto do Leste-Oeste publicado no blog neste sábado: O Corredor Leste-Oeste foi implantado conforme as especificações de rigorosos estudos de viabilidade de trânsito, analisados por técnicos da Prefeitura e da EMTU, além de especialistas ligados a universidades e à empresa especializada em trânsito.

Os estudos atestam a viabilidade da avenida Conde da Boa Vista como um corredor exclusivo para o transporte coletivo.

Os benefícios do Corredor Leste-Oeste são muitos e múltiplos: melhor trafegabilidade da via, acessibilidade aos usuários, com novas calçadas, rampas e iluminação especial; conforto para os passageiros, com novas estações de embarque e desembarque; mais área verde, com plantio de novas espécies; nova drenagem, com substituição de canaletas; pavimento reformado, com a recuperação de mais de 950 placas de concreto.

O Corredor Leste-Oeste não se restringe à melhoria do tráfego na avenida Conde da Boa Vista, o que com certeza ocorrerá, mas traz também soluções estruturadoras em acessibilidade e trafegabilidade das pessoas, traz mais segurança e toda a via receberá nova sinalização horizontal e vertical.

As paradas de ônibus estão localizadas próximas a semáforos e a faixas de pedestres, conforme estudos realizados pelos especialistas e atende a todas as condições de acessibilidade e ao fluxo de veículos vigentes.

Desde o início, este projeto foi amplamente divulgado junto à população por meio de coletivas à imprensa e apresentações a entidades de classe como CREA e CDL.

Entendo a preocupação e contribuição das pessoas, especialistas ou não, que querem o melhor para a cidade.

Mas, as obras do Leste-Oeste ainda estão em sua fase final, o que pode levar a precipitação ou equívocos nas propostas ou críticas apresentadas.

Certos de estarmos fazendo o melhor para a cidade, especialmente para as pessoas que trafegam entre a Zona Oeste e o Centro, com grandes benefícios para trabalhadores, estudantes, portadores de deficiência, consumidores e comércio em geral, entregaremos a obra no próximo dia 31 de março.

Tudo ficará como foi projetado, gerando conforto e fluidez no trânsito, inclusive com garantia de ultrapassagem dos ônibus nas estações de embarque e desembarque.

O Corredor é uma solução inovadora que, longe de ser cruel, cuida das pessoas e reforça a prioridades: transporte coletivo, acessibilidade e trafegabilidade de pedestres.

Conscientes de que grandes obras não podem parar, estamos licitando a adequação das paradas de toda a avenida Caxangá, incorporando-as ao padrão do Corredor Leste-Oeste.

Amaro João Secretário de Serviços Públicos